1° Batalhão de Infantaria de Força de Paz – Treinamento Funcional Militar


Voltar

 

1° Batalhão de Infantaria de Força de Paz – Treinamento Funcional Militar


Porto Príncipe (Haiti) - Em janeiro de 2013, a Sala de Musculação do BRABAT 1 foi remodelada, visando a dar melhores opções de lazer aos militares e a atender às sessões de Military Functional Training (MFT) para aqueles voluntários a participarem deste tipo de treinamento físico, específico para a atividade militar.

O Treinamento Funcional requer uma preparação básica de cerca de 2 meses e é fundamental para qualquer indivíduo, em especial, ao militar combatente moderno, que deve ser versátil em qualidades físicas.
Assim, os militares voluntários participaram de sessões preparatórias durante os meses de dezembro e janeiro e, atualmente, encontram-se aptos a executarem o Treinamento Funcional, melhorando sua qualidade de vida, ante o stress das operações reais diuturnas.

O MFT utiliza um método de treinamento com exercícios que mobilizam grande parte dos grupamentos musculares do corpo humano, inclusive aqueles considerados profundos, conhecidos como mobilizadores e estabilizadores nos principais movimentos articulares. O treino visa uma infinidade de movimentos, em especial aqueles utilizados em combate, e para isto utiliza-se de inúmeros acessórios dentre eles: elásticos, medicinebol, cama elástica, cabos de subida, plataforma de equilíbrio, plataforma de salto, bola suíça e até mesmo materiais de uso operacional como coletes, ferramentas, pneus, cunhetes, cones, armamentos e o próprio Equipamento de Proteção Individual.