Solenidade marca comemorações do Dia do Soldado - Comandante do Exército
Solenidade marca comemorações do Dia do Soldado
Valor, sacrifício, dedicação
Brasília (DF) – A Avenida do Exército, em Brasília, foi ocupada pelos Soldados de Caxias nesta sexta-feira (25/08). Uma formatura e um desfile militar marcaram as comemorações pelo Dia do Soldado na Capital.
A solenidade foi acompanhada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e autoridades civis e militares. O desfile atraiu a atenção de crianças a idosos. Na leitura da Ordem do Dia foi destacado o exemplo de Duque de Caxias para todos os soldados.
“Sempre advogou que a verdadeira bravura do Soldado é nobre, generosa e respeitadora do princípio da humanidade. Dessa forma, estendeu, em todas as contendas internas, o manto da reconciliação e do perdão aos irmãos brasileiros vencidos. Reconhecendo o perigo que rondava o Império na consolidação de nossas fronteiras, assim exortou os revoltosos farroupilhas: ‘abracemo-nos e unamo-nos para marcharmos, não peito a peito, mas ombro a ombro, em defesa da Pátria, que é nossa mãe comum’”, afirmou o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Uma réplica da invicta espada do Duque de Caxias foi conduzida pelo Cadete Pedro Henrique Conegatto do Amaral e colocada em destaque. Durante a entrada no dispositivo, tropas com uniformes do passado acompanharam o deslocamento até o encontro com militares trajando o atual uniforme do Exército Brasileiro.
Em 2023, o Exército Brasileiro celebra os 220 anos de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ele nasceu em 25 agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era Vice-Reino de Portugal. Hoje, é o local do Parque Histórico Duque de Caxias, no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro.
Em meio século de assinalados serviços, lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata.
Tão importantes quanto a eficácia de suas ações militares foram a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha. Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria. Daí Ter passado à História com o cognome de " O Pacificador".
Durante a leitura, o Comandante também falou diretamente aos subordinados. “Meus comandados! Guiados pelo espírito de servir à Pátria, vocês são os fiéis depositários da confiança dos brasileiros, que só foi obtida pela dedicação extrema ao cumprimento da missão constitucional e pelo absoluto respeito a princípios éticos e valores morais”, destacou o General Tomás.
Por fim, o Comandante reforçou o papel do Exército na soberania do Brasil. “Sejam nossos canhões, fuzis, baionetas e almas o último reduto em defesa da nossa soberania, que recebe novos desafios, mas conta com os mesmos valores de seus soldados! Viva Duque de Caxias! Viva o Soldado do Brasil!”.
Civismo, patriotismo, espírito de corpo, amor à profissão. O Dia do Soldado também reafirmou os valores militares, essenciais para o enfrentamento de novos desafios. Para o Soldado Erik, do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, a oportunidade também foi a realização de um sonho. “Há um ano eu vi a formatura e falei ‘ano que vem eu pretendo participar’. Fiz meu alistamento e hoje eu estou aqui realizando esse sonho”, conta o jovem militar.
Durante a cerimônia, ainda foi realizada a entrega de medalhas em reconhecimento a pessoas e instituições pelos serviços prestados ao país e ao Exército. O Recrutinha e a Olivinha entregaram medalhas simbólicas para as crianças presentes.
Fonte: