Comandante do Exército visita região estratégica de defesa da Foz do Amazonas - Comandante do Exército
Comandante do Exército visita região estratégica de defesa da Foz do Amazonas
Coesão
CMN, 22ª Bda INf
Macapá (AP) – Como parte da visita institucional às organizações militares subordinadas ao Comando Militar do Norte, o Comandante do Exército, General Tomás, conheceu as instalações e obras de melhorias da Companhia Especial de Fronteira (CEF) de Clevelândia do Norte, no Oiapoque (AP), nesta quarta-feira (12). Ele ainda visitou o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS) e a 22ª Brigada da Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), criada em 2018.
Os militares da Companhia Especial de Fronteira fazem o patrulhamento e a defesa da fronteira entre o norte do Brasil e o território francês, da Guiana Francesa. É nessa região que o Comando Militar do Norte vai realizar a CORE23, um exercício militar combinado entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos, em novembro deste ano, envolvendo cerca de 300 militares norte-americanos. Equipes do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC), sediado em Santarém, atuam na área com o objetivo de promover melhorias e ampliação de estruturas para a organização militar. "Estamos avançando com a drenagem e calçamento. A partir de agosto deste ano, seguimos com a terraplanagem. Até a primeira semana de outubro, terminaremos os dois quilômetros de asfalto dentro da Companhia", destacou o Tenente-Coronel Luciano Flávio, Comandante do 8° BEC.
Depois da visita à CEF, a comitiva seguiu para Macapá, onde o Comandante do Exército inaugurou o Acervo Cultural "Veiga Cabral", no 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS). O espaço conta a trajetória da presença do Exército Brasileiro no estado do Amapá. A composição de esculturas, artigos militares e pinturas feitas por artistas locais apresenta um pouco mais sobre a história militar, cultuando as tradições e os valores da Força. “O acervo é uma dívida nossa com a cidade. Eu já imagino, daqui a alguns dias, as primeiras escolas com crianças e jovens visitando o nosso acervo, algo que precisávamos entregar para a sociedade”, ressaltou o Comandante do 34º BIS, Coronel George Alberto.
O General Tomás conheceu também a mais nova brigada do Exército Brasileiro: a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, na capital amapaense. O Comandante da Brigada, General de Brigada Vinicius, conduziu o receptivo à comitiva com a Guarda Pretoriana. Ato contínuo, o Comandante do Exército realizou a revista à Guarda de Honra e a formatura no Pátio dos Pioneiros. Durante a formatura, foi entregue a Premiação do “Desafio CMN”, que aconteceu no período de 2 a 5 de julho, quando o Comando Militar do Norte realizou a 1ª Edição do “Desafio CMN”, em comemoração aos 10 anos de existência. Durante três jornadas intensas de atividades, sete grupos de combate das unidades subordinadas à 22ª Brigada de Infantaria de Selva, executaram 11 oficinas, onde puderam praticar as técnicas, táticas e procedimentos relacionados aos assuntos de orientação, navegação fluvial, sobrevivência na selva, tiro de fuzil e pistola, marcha através selva, entre outros. Ainda, a competição se constituiu como uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da liderança dos comandantes das pequenas frações participantes. Terminada a competição, sagrou-se campeão o Grupo de Combate Echo, do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva.
General Tomás destacou a relevância estratégica da 22° Bda Inf Sl para a defesa e a proteção da região da Foz do Amazonas: “o fato de termos uma brigada aqui em Macapá já apresenta a importância que o Exército Brasileiro dá à região. Antes estava só o 34º BIS, e agora ele não trabalha mais sozinho. E além disso, os militares que atuam aqui são muito capacitados, e isso só eleva a nossa responsabilidade e o nosso padrão de desempenho aqui nesta região”. O General Tomás ainda verificou o andamento das obras de construção do Posto Médico de Guarnição (P Med Gu), da Base Administrativa da 22ª Bda Inf Sl (B Adm) e de duas torres de apartamentos, que serão destinados para residências de subtenentes e sargentos da Guarnição de Macapá.
Fonte: CMN, 22ª Bda INf