Ações da tropa em apoio à população gaúcha são acompanhadas pelo Comandante do Exército

Operação Taquari

Publicado em 19/09/2023 10h33 | Atualizada em 30/01/2024 17h04

Comando Militar do Su

Porto Alegre (RS) – O Comandante do Exército, General Tomás, esteve nas áreas afetadas pelas cheias, no Vale do Taquari, no Rio Grnde do Sul, nesta terça-feira (12/09). Em Lajeado, foi à Base do Centro de Coordenação e Controle da Operação Taquari, onde foi montado um posto de Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Acompanhado do Comandante Militar do Sul, General Hertz, e do Comandante da 6ª Divisão de Exército, General Baltieri, visitou o Hospital de Campanha, em Roca Sales. No local, conversou com os militares que atuam nos atendimentos médicos, com representantes da Força Nacional do SUS e também das forças de segurança pública da região. O Comandante também verificou a estrutura montada para receber os suprimentos doados.

“A gente fica triste de ver tanto sofrimento do povo, porque é muita destruição. Há muita necessidade de sinergia para que a gente possa ajudar a mitigar o problema da comunidade. E nesse aspecto, o Exército, entra como um dos parceiros”, declarou.

A comitiva também sobrevoou o município de Muçum. Em terra, as tropas do 4° Grupamento de Engenharia apoiam a comunidade. No total, mais de 6.000 metros cúbicos de entulho, o correspondente a 500 caçambas, já foram removidos das ruas das cidades do Vale do Taquari. A Engenharia do Exército segue trabalhando incansavelmente em prol da população.

A terça-feira seguiu com a limpeza das ruas e residências, além da retirada de lodo e de escombros das vias, com o uso de retroescavadeiras, tratores de esteira e caminhões basculantes.

O caminhoneiro Vilmar Eveiro agradeceu a ajuda dos militares. “O Exército está dando o maior apoio, entregando cesta básica, água, alimentação, dando apoio sempre. Nota 10 para o pessoal do Exército. Isso (que estão fazendo) é sem palavras”, afirmou.

No rio Taquari, a tropa da Engenharia usou botes para realizar a transposição de cabos de energia de uma margem a outra.

“Esse trabalho foi coordenado com a Defesa Civil, por uma solicitação da companhia de energia elétrica. Nós prontamente apoiamos e fizemos essa travessia para que a energia elétrica volte à normalidade nas cidades atingidas pela enchente”, explicou o Comandante do 4º Grupamento de Engenharia, General Santos.

Do Vale do Taquari, a comitiva do Comandante se deslocou para a BR 116, onde ocorre a duplicação da rodovia. Passou pela pedreira, usina de asfalto, laboratório e pelos locais que produzem britas para a obra. Militares do Destacamento Guaíba também foram empregados na Operação no Vale do Taquari.

A Marinha do Brasil também atua na região com botes fluviais. Em terra, os marinheiros entregaram 716 refeições nos bairros Moinhos, das Indústrias e Oriental, e no Ginásio do Martin Luther, na cidade de Estrela. Além disso, a Marinha continua empregando aeronaves nas buscas aéreas por vítimas das chuvas e no transporte de materiais, de suprimentos e de pessoas que precisam de cuidados médicos de urgência.

O Comandante do Exército lamentou a situação de tragédia. "Solidariedade para com todo o povo da região atingida do Vale do Taquari. A gente sente muito o que aconteceu. O Comandante também destacou o compromisso dos militares em apoiar a população gaúcha. "A presença do Exército aqui evidencia o nosso esforço. Quando acontecem essas situações, a gente precisa trabalhar sinergicamente. Estamos com mais de 900 homens distribuídos no local, ajudando em todas as tarefas demandas pela Defesa Civil. Com certeza, isso vai ajudar a mitigar um pouco o sofrimento dos atingidos por esse desastre".

Fonte: Comando Militar do Su

Conteúdo Relacionado