Promoção de oficiais-generais - Central de Conteúdos
Promoção de oficiais-generais
Julho 2025
SAUDAÇÃO AOS OFICIAIS-GENERAIS RECÉM-PROMOVIDOS
Senhoras e senhores, muito bom dia!
Em nome do Comandante do Exército – Gen Tomás –, saúdo as autoridades e os distintos convidados que nos prestigiam com suas presenças.
Antes de proferir, pela derradeira vez, a tradicional saudação do Chefe do Estado-Maior do Exército aos generais de brigada recém-promovidos, quero cumprimentar os Generais de Exército Viana Filho, Alcides e Basto; e os Generais de Divisão Rocha Lima, Americo, Barbosa, Andrelucio, Barreto, Fabiano, Wellington e Zucco. As promoções a que fizeram jus refletem os relevantes serviços que têm prestado. Parabéns!
Meus caros generais de brigada, sendo hoje meu último dia no serviço ativo, recebam esta mensagem como um misto de aconselhamento, voto de confiança e profissão de fé, de fé na missão do Exército!
Inicio recorrendo ao grande poeta-soldado Luís de Camões. Desde os tempos acadêmicos, habituamo-nos a cultuar os versos d’Os Lusíadas que aludem à disciplina militar prestante, que não se aprende na fantasia. Aos líderes estratégicos da Força Terrestre, chamo a atenção para outra estrofe dessa obra-prima, uma advertência muito apropriada às responsabilidades que irão assumir.
Tal há de ser quem quer, com o dom de Marte,
Imitar os ilustres e igualá-los:
Voar com o pensamento a toda parte,
Adivinhar perigos e evitá-los,
Com militar engenho e subtil arte,
Entender os inimigos e enganá-los;
Crer tudo, enfim; que nunca louvarei
O Capitão que diga: "Não cuidei".
E há muito para cuidar, senhores generais! Cuidar da imagem e da reputação do Exército, do preparo e do emprego da Força Terrestre, da obtenção e do aprimoramento das capacidades adequadas ao cumprimento de nossa missão, dos homens e mulheres que integram nossa Instituição, da grande Família Verde-Oliva.
Preservar e fortalecer a imagem e a reputação do Exército requer acurado entendimento do ambiente informacional e plena aplicação dos preceitos da comunicação estratégica, com estrita observância dos princípios e valores éticos e morais cultuados por nossa Instituição. Nestes tempos marcados pela precipitação, pela superficialidade, pelo imediatismo e pela conturbação, esse comportamento é mais do que nunca imprescindível para o enfrentamento das frequentes campanhas de desinformação percebidas em guerras de narrativas cada vez mais polarizadas. É preciso que instruam e orientem seus subordinados para o desafio de assegurar o caráter perene de uma Instituição calcada no respeito à hierarquia e à disciplina.
Aprimorar as condições de preparo e emprego da Força Terrestre impõe o exercício vibrante da liderança em todos os níveis e escalões e o comprometimento com a operacionalidade. A força do exemplo que vocês hão de inspirar é insubstituível na condução de nossas tropas a fim de mantê-las permanentemente prontas a cumprir as mais variadas e complexas missões.
A obtenção e o aprimoramento das capacidades militares terrestres exigem a consciência situacional das necessidades presentes e a antevisão dos cenários que denotem a configuração doutrinária, organizacional, operacional, material, educacional, pessoal e de infraestrutura que proporcione ao Exército as condições mais adequadas ao cumprimento de sua missão constitucional.
O Projeto Força 40 nos aponta o caminho para o futuro, que pode tornar-se menos incerto, caso a previsibilidade orçamentária preconizada por nosso Ministro da Defesa venha a ser aprovada. Líderes precavidos precisam estar preparados para lidar com essa realidade. Assegurem-se de que as variáveis que estarão sob o seu controle sejam convenientemente tratadas.
Cuidar dos homens e mulheres que irão comandar é, sem sombra de dúvidas, a principal responsabilidade dos líderes de uma força armada que tem no soldado o seu elemento de combate mais relevante. Para isso, é necessário que compreendam na plenitude o impacto que a hiperconectividade digital tem provocado em termos geracionais.
Terão como subordinados integrantes das gerações X, Y, Z e ALPHA, sem esquecer dos veteranos Baby Boomers, cada uma delas com características distintas de aprendizado, expectativas, relacionamento pessoal, enfim, de comportamento condicionado pela tecnologia. Atrair, motivar e reter combatentes a serviço da Defesa da Pátria requer engenho e arte, generais perspicazes, criativos e entusiasmados, capazes de fortalecer a coesão do Exército, integrando com maestria liderança, ética e comunicação.
Não menos importante é a atenção a ser dispensada aos membros da Família Verde-Oliva. A disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva próprias da profissão militar impõem vicissitudes que devem ser motivo de constante cuidado. A efetividade da atuação de nossas tropas nos mais diversos ambientes repousa na certeza de que familiares, sujeitos a um moto-contínuo de adaptação a novas guarnições, tenham suas necessidades de moradia, de saúde, de educação e de assistência social e religiosa razoavelmente satisfeitas. Empenhem-se com afinco nessa tarefa.
Meus caros generais, vocês têm-se preparado para essas relevantes responsabilidades ao longo de suas exitosas carreiras. E, hoje, encontram-se em condições de tomar decisões nos níveis político, estratégico, operacional e tático.
É isso o que os companheiros mais antigos que aqui vêm saudá-los, inspirados pelos versos de Camões, esperam de vocês: que cuidem do Exército de Caxias! Agora, imbuídos de novas e mais elevadas servidões.
Isso também é o que esperam seus pares e subordinados. E isso é o que simbolicamente vêm desejar os jovens cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, portadores das espadas que receberão dentro de instantes.
Ao concluir esta saudação, quero estendê-la aos familiares e aos amigos que vieram testemunhar este evento tão significativo. Essa vitória também lhes pertence. Meus sinceros cumprimentos!
Meus prezados generais, sigam confiantes. Qualidades têm de sobra. E contem com o apoio irrestrito de quem estará, já sem o uniforme que envergou com tanta honra, observando orgulhoso os seus passos.
Que o todo poderoso Deus dos Exércitos abençoe e proteja seus entes queridos e subordinados, ilumine seus caminhos e os inspire nas decisões que hão de tomar.
Sejam muito felizes!
Fé na missão!
General de Exército RICHARD FERNANDEZ NUNES
Chefe do Estado-Maior do Exército
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército