Noticiário do Exército chega aos 67 anos em constante evolução para informar sobre a Instituição - Central de Conteúdos
Noticiário do Exército chega aos 67 anos em constante evolução para informar sobre a Instituição
Texto alusivo
Em 18 de junho de 2024, o Noticiário do Exército (NE) completa 67 anos de história. Ao longo de mais de seis décadas, o periódico passou por diversas transformações no formato, na linguagem e no suporte de publicação. Apesar das mudanças e da evolução, a razão de sua existência permanece inalterada: informar o público sobre as principais atividades que envolvem o Exército Brasileiro.
A primeira edição do Noticiário do Exército foi publicada em 18 de junho de 1957. Inicialmente, o informativo era direcionado ao público interno com a missão de repassar as atividades da Instituição. Também conhecido como “A Palavra da Força”, em pouco tempo passou a ser chamado de NE — denominação usada até hoje.
A partir de 2010, o NE passou a ser publicado exclusivamente em meio digital. Com isso, foi disponibilizado na página do Exército Brasileiro na internet, tornando-se mais acessível ao público externo. Ao lado das notícias de caráter geral, também havia espaço para portarias, movimentações, promoções e nomes de concluintes de cursos militares, atraindo grande interesse por parte do público interno.
Antes da primeira edição oficial, foram publicados seis números experimentais, sendo o primeiro deles em 11 de outubro de 1956, até que fossem definidos o modelo de texto e o tipo de diagramação adequados.
Por mais de 30 anos, o NE foi produzido pelo Estado-Maior do Exército (EME) até que, em 1991, por decisão desse mesmo órgão, o informativo passou a ser produzido pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), em Brasília. A partir de então, ganhou um caráter mais jornalístico, transformando-se em um veículo de atividades institucionais. Seções como “O que vai pela Força” e “Gente Nossa” provocaram bastante interesse nos leitores, em razão de muitos deles serem retratados nas páginas do noticiário.
Outro destaque na história do NE ocorreu em 1998: naquele ano, passou a ser impresso em cores e a contar com uma diagramação mais moderna. Os temas anteriores, como promoções de oficiais-generais, ordens do dia e textos alusivos às datas comemorativas, foram mantidos.
A variedade de temas abordados é uma tônica do NE. O informativo publica notícias sobre o preparo e emprego da Força, matérias sobre tecnologia, ensino militar, meio ambiente, saúde operacional, história e cultura militar, entre outras.
Dessa forma, o Noticiário do Exército completa mais de seis décadas de história. Conforme publicado em sua primeira edição, o critério editorial continua sendo informar, objetivamente e com segurança, tendo como fontes de informação o maior patrimônio da Instituição: os militares que fazem a nossa Força.
Brasília-DF, 18 de junho de 2024.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército