Dia do Serviço de Saúde - Central de Conteúdos
Dia do Serviço de Saúde
2026
Centro de Comunicação Social do Exército
DIA DO SERVIÇO DE SAÚDE
O Exército Brasileiro comemora no dia 27 de maio o Dia do Serviço de Saúde, em memória do seu patrono, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, data de seu nascimento na atual cidade de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, no ano de 1836. João Severiano foi o sétimo filho do Tenente-Coronel Manoel Mendes da Fonseca e da senhora Rosa Maria Paulina da Fonseca, atual Patrono da Família Militar. De família em que muitos seguiram a vocação militar do patriarca, abraçando a carreira das Armas, Severiano não seguiria a carreira militar de imediato, ingressando na Faculdade de Medicina da Corte em 1853. Naquela época, já se evidenciavam seus atributos marcantes como o amor à profissão, o altruísmo e o elevado senso humanitário.
Formado médico em 1858, ingressou no Corpo de Saúde do Exército, como segundo-tenente cirurgião, unindo a profissão que espelha generosidade e espírito de renúncia às lides da caserna. Em 1864, mesmo doente, participou como voluntário da Campanha Cisplatina, marcando um ciclo glorioso de ações que prosseguiriam durante a Guerra da Tríplice Aliança, quando se evidenciou sua competência técnica no atendimento aos feridos e, sobretudo, sua empatia e resiliência em meio às dificuldades climáticas e às condições sanitárias desfavoráveis impostas nos campos de batalha.
Severiano serviu ainda no Hospital Militar do Andaraí, chefiou a Enfermaria da Escola Militar da Praia Vermelha e foi Diretor do Hospital Central do Exército. Em 1881, alcançou o posto de Major Cirurgião-Mor de Brigada, progredindo por merecimento até ser promovido a General de Brigada, em 1890. Exerceu o cargo de Inspetor do Serviço Sanitário do Exército, atual Diretoria de Saúde, integrou o Conselho Supremo Militar de Justiça e foi professor da cadeira de Ciências Físicas e Naturais do Imperial Colégio Militar, atual Colégio Militar do Rio de Janeiro. Em sua trajetória de vida, João Severiano, além de médico e militar, atuou na política, tendo sido eleito senador da República em 1891. Destacou-se também na literatura, como poeta, escritor, historiador e geógrafo, integrando a Comissão de Limites entre o Brasil e a Bolívia.
Falecido em 7 de novembro de 1897, no pleno exercício de suas funções, João Severiano foi oficialmente reconhecido como Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro em 16 de agosto de 1940, como justa homenagem a seus valorosos serviços prestados à Pátria. Sua trajetória tem inspirado os integrantes do Serviço de Saúde como modelo de dedicação profissional, espírito militar e compromisso cidadão.
O Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, criado em 1808, com a chegada da Família Real e da Corte Portuguesa ao Brasil para apoiar as forças militares, adaptou-se ao longo de sua história aos mais variados desafios dos campos de batalha, tornando-se peça fundamental na engrenagem da Força Terrestre, com papel estratégico na tomada de decisões em ambientes cada vez mais dinâmicos e complexos.
Ao longo de sua história, o Serviço de Saúde foi pioneiro na inclusão feminina nas Forças Armadas, com participação de 73 enfermeiras voluntárias na Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, atuando em hospitais de campanha na Itália, prestando cuidados de saúde em condições extremamente adversas e contribuindo significativamente para o esforço brasileiro no teatro de guerra.
Atualmente, o Serviço de Saúde do Exército está estruturado sob as vertentes operacional, pericial e assistencial, sob a coordenação técnico-normativa da Diretoria de Saúde, concentrando sua atuação na otimização da gestão do Sistema de Saúde, na ampliação dos cuidados em saúde preventiva, na reestruturação da saúde operacional e na modernização da assistência médico-hospitalar, buscando fortalecer a dimensão humana da Força e garantindo qualidade, sustentabilidade e atenção ao bem-estar da tropa e da família militar.
O Serviço de Saúde do Exército também atua subsidiariamente em apoio à população civil, especialmente em áreas remotas, em situações de calamidade e nos momentos críticos, como por ocasião da pandemia de Covid-19 e durante a Operação Taquari. Participando em missões internacionais e operações conjuntas, o Serviço de Saúde ajuda a projetar a imagem do Brasil como uma nação solidária, reforçando os valores de humanidade e respeito à vida, marcas de seu Patrono.
Alinhando-se à transformação do Exército, o Departamento-Geral do Pessoal, por meio da Diretoria de Saúde, tem coordenado projetos e ações estratégicas fundamentais à prestação da assistência à saúde, como a aquisição do robô cirúrgico e de equipamentos de tomografia computadorizada, a implantação dos serviços de hemodinâmica, dos Centros de Oncologia e da telemedicina, bem como das condições de emprego da saúde operacional. Seja no apoio logístico, nos complexos procedimentos cirúrgicos, na pesquisa ou na gestão hospitalar, os profissionais do Serviço de Saúde atuam sob o lema da eficiência e da humanidade. Em cenários de conflito, calamidades públicas ou rotina cotidiana dos quartéis, eles representam a mão estendida que ampara, o conhecimento que restaura e a esperança que renova as forças.
O incremento técnico-científico e a capacitação de recursos humanos, por meio do Programa de Capacitação do Serviço de Saúde – PROCAP/Sau, a aquisição de equipamentos tecnologicamente atualizados, a modernização da hotelaria hospitalar, o redimensionamento dos recursos humanos e a utilização da tecnologia da informação aplicada à saúde constituem ações que aprimoram o atendimento à tropa e à Família Militar.
O Serviço de Saúde é pilar fundamental da Família Verde-Oliva. A excelência técnica dos seus quadros – médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, veterinário e demais profissionais - é o que sustenta a confiança da tropa e de seus dependentes. O compromisso de todos é um exemplo de abnegação, mantendo sempre o foco no bem mais precioso que o Exército possui: o ser humano. A missão do Serviço de Saúde vai além dos consultórios e hospitais. Ela se manifesta onde a ciência se une ao altruísmo. O militar de saúde carrega em seu uniforme e em sua conduta, a responsabilidade de manter a higidez da tropa, garantindo que o soldado esteja pronto para cumprir sua missão institucional.
Neste dia, homenageamos todos aqueles que escolheram a saúde como sua arma e a cura como sua vitória. Ao integrar a técnica militar à ética médica, o Serviço de Saúde do Exército Brasileiro prova, diariamente, que o cuidado e a disciplina caminham lado a lado. Aos que dedicam suas vidas a salvar vidas, nosso respeito e admiração. A saúde é o alicerce da prontidão. A dedicação é o remédio da alma.
Parabéns a todos os integrantes do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro!
Clique aqui para baixar o arquivo em PDF
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército