Dia do Quadro Complementar de Oficiais - Central de Conteúdos
Dia do Quadro Complementar de Oficiais
2025
Centro de Comunicação Social do Exército
Nesta data solene, 2 de outubro, o Exército Brasileiro rende justa homenagem ao Quadro Complementar de Oficiais (QCO), responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, por unir o conhecimento técnico-científico ao Braço Forte e à Mão Amiga. Homens e mulheres que, com conhecimento especializado e dedicação à Pátria, tornaram-se indispensáveis à vitalidade e ao progresso da Força.
Em 1989, nessa mesma data, fruto de uma reforma administrativa visionária, foi promulgada a Lei nº 7.831, que regulamentou o funcionamento do Quadro e abriu os Portões das Armas àqueles que viriam a ocupar os mais diversos cargos de assessoramento, nos diferentes rincões do Brasil, onde a Força se faz presente. Especialistas passaram a somar seus talentos ao espírito militar, promovendo maior integração entre a ciência, a técnica e a tradição castrense.
Na cidade de Salvador, naquele mesmo ano, foi criada a Escola de Administração do Exército, com a nobre missão de formar os futuros oficiais que passariam a integrar o QCO. Impulsionada pela constante modernização da Força e objetivando se adequar aos novos desafios que surgiam, a Escola vivenciou duas grandes mudanças: em 2010, passou a se chamar Escola de Formação Complementar do Exército e, em 2021, com a transferência da Escola de Saúde do Exército para as terras soteropolitanas, assumiu a denominação de Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército.
Entre as páginas mais marcantes dessa trajetória, está a inserção das mulheres nas fileiras do Exército de Caxias. Sob o legado de Maria Quitéria de Jesus, heroína da Independência e Patrono do QCO, que nesse contexto, usando o pseudônimo de Soldado Medeiros, lutou pela libertação da Pátria; formaram-se as primeiras mulheres oficiais de carreira, em 1992, que abriram o caminho para a presença feminina na caserna.
Com os constantes desafios que surgem na Era da Informação, o QCO cumpre, hoje, papel fundamental de assessoramento especializado, trazendo conhecimento técnico para apoiar a tomada de decisão nos mais diversos níveis em que o nosso Exército serve. Sua atuação abrange várias áreas do conhecimento, desde o Magistério até a Enfermagem, da Biblioteconomia à Veterinária, passando por tantas outras, como Administração, Contabilidade, Direito, Informática, Comunicação Social, Estatística, Fisioterapia e Psicologia. Todos esses profissionais unem seus conhecimentos acadêmicos às ciências militares, traduzindo, na prática, o lema do Quadro, retirado dos versos de Castro Alves: “nem cora o livro de ombrear co'o sabre, nem cora o sabre de chamá-lo irmão”. Na labuta diária, os oficiais do QCO consolidam o verdadeiro propósito dessa união entre o livro e a espada: servir com excelência ao Brasil.
Essa servidão do QCO em prol de nossa Nação se concretiza, por exemplo, em cada aluno sentado nos bancos escolares, adquirindo novos conhecimentos com a dedicação e o profissionalismo dos oficiais do Magistério e da Pedagogia; em cada enfermo dos nossos hospitais, cuidado com zelo e destreza técnica pelos oficiais de Enfermagem e Fisioterapia; em cada paciente que adentra nossos consultórios e é amparado pelos oficiais de Psicologia; em cada informação estrategicamente transmitida, com clareza e precisão, pelos nossos Comunicadores Sociais; em cada organização militar que gere seus recursos de forma equilibrada e transparente, fruto da colaboração eficiente e oportuna dos oficiais de Administração, Contabilidade e Estatística; em cada processo decisório concluído com segurança e com respaldo legal, consequência do apoio jurídico exemplar dos oficiais de Direito; em cada animal saudável que garante o êxito das nossas operações, bem como em cada alimentação inspecionada e servida com segurança aos nossos militares, graças ao trabalho dos oficiais de Veterinária; em cada sistema que funciona de forma confiável e em cada dado protegido, reflexos da dedicação dos oficiais de Informática.
A diversidade de saberes do QCO evidencia sua significativa abrangência nas ações do Exército e motiva a construção de um legado para além dos aquartelamentos. Atualmente, esses militares têm participado com distinção de missões de paz no exterior, levando consigo a competência técnica e a imagem de uma Nação comprometida com a diplomacia militar e com a promoção da paz no mundo. No território nacional, sua atuação é destacada nas campanhas de saúde, nos projetos sociais, nas ações de defesa civil e nas emergências, lado a lado com a sociedade brasileira.
Em celebração a esta data, reconhecemos a importância desses profissionais que, por meio de seu assessoramento especializado e de seu conhecimento técnico, contribuem para a constante modernização do Exército de Caxias. Ao lado da memória imortal de Maria Quitéria, nossos oficiais do QCO enfrentam os desafios atuais e preparam-se para os futuros, honrando o legado e os valores de seus antecessores e reafirmando, diuturnamente, a união entre o livro e a espada na nobre missão de servir ao Brasil.
Clique aqui para baixar o arquivo em PDF
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército