Dia do Oficial da Reserva (R/2)

2025

Publicado em 03/11/2025 14h27 | Atualizada em 03/11/2025 14h52

No dia 4 de novembro, o Exército Brasileiro celebra o Dia do Oficial da Reserva (R/2), em homenagem ao nascimento do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, patrono dos oficiais R/2 e responsável pela criação dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva (OFOR).

Nascido em Porto Alegre, em 1891, Correia Lima destacou-se como um visionário militar. Estudioso das doutrinas pós-Primeira Guerra Mundial, compreendeu a necessidade de constituir uma reserva mobilizável, formada por cidadãos-líderes, capazes de reforçar a Força Terrestre em momentos de crise. Dessa percepção nasceu, em 1927, o primeiro Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no Rio de Janeiro, sob o comando do então Capitão Correia Lima.

A partir dessa iniciativa , foram criados outros Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR) em todo o País, consolidando uma rede de formação voltada para jovens brasileiros que ingressam como alunos combatentes e intendentes. Paralelamente, profissionais formados por instituições civis de nível superior podem integrar o Exército como oficiais temporários, nas áreas técnicas e de saúde, tais como médicos, farmacêuticos, dentistas, veterinários (MFDV), além de advogados, engenheiros, administradores e especialistas de diversas áreas, na condição de Oficiais Técnicos Temporários (OTT).

Atualmente, os oficiais R/2 representam parcela significativa da Força Terrestre e estão presentes em todas as regiões do Brasil, atuando em operações de defesa da Pátria, garantia da lei e da ordem, apoio logístico, saúde, assistência humanitária e consultoria técnica.  Após o término do tempo de serviço, continuam a difundir os valores militares, tornando-se elos permanentes entre a sociedade civil e o Exército Brasileiro. O vínculo nunca se encerra: são veteranos que carregam a farda na alma, porta-vozes da Instituição em todos os espaços da sociedade, exemplos vivos de compromisso e patriotismo.

Assim, o Exército Brasileiro presta sua homenagem a todos os oficiais R/2, que honram o juramento prestado à Bandeira Nacional com dedicação, lealdade e espírito de corpo. São homens e mulheres que, movidos pelo amor ao Brasil, contribuem para a defesa da soberania, a manutenção da ordem e o desenvolvimento da Nação.

Ǫue o exemplo do Tenente-Coronel Correia Lima continue a inspirar as futuras gerações de brasileiros a servir com honra, coragem e patriotismo.


Salve o Dia do Oficial da Reserva (R/2)!
 

Clique aqui para baixar o arquivo em pdf.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército