Dia da Bandeira

Publicado em 19/11/2023 05h14 | Atualizada em 11/04/2024 09h57

19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA

Há exatos 134 anos, 4 (quatro) dias após a proclamação da República, nossa Pátria instituía um novo estandarte, que se tornou seu maior emblema: a Bandeira Nacional.

Oriunda de estandartes e antigos brasões, nossa Bandeira, “símbolo augusto da paz”, foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na bandeira do Império, recebeu, no lugar da coroa imperial, o círculo azul com a expressão positivista “Ordem e Progresso”, além de estrelas brancas, atualmente em número de vinte e sete, que representam os estados e o Distrito Federal. Nossa Bandeira desponta, com destaque, no concerto das nações, encerrando o heroísmo e o sacrifício das vitórias do passado, os desafios do presente e a grandiosidade do futuro do Brasil.

Verdadeira materialização da nacionalidade, as cores do Pavilhão Nacional evocam o orgulho do povo brasileiro, que caminha, célere, para a superação dos desafios naturais de uma sociedade livre e democrática.

A Bandeira não se gasta, não esmaece e nem se finda. Transfigura-se no fogo e incorpora-se à nova flâmula hasteada pontualmente ao meio-dia. Esse ato, simples em sua essência, carrega um profundo simbolismo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem. Nesta solenidade que se realiza em todos os quartéis de nosso Exército, ratificamos o juramento que nos convoca à defesa da Pátria, ainda que com o sacrifício de nossas vidas.

Soldados de Caxias! Ao comemorarmos o Dia da Bandeira, o Exército, atento ao cumprimento de sua missão constitucional, reafirma seu compromisso com a Nação brasileira. No seu dia, auriverde “pendão da esperança”, receba todo o afeto e o vigor de nossa alma de SOLDADO!

Brasília-DF, 19 de novembro de 2023.

Acesse a versão PDF

Fonte: