Valores Militares
O Exército Brasileiro, como instituição militar, possui referenciais fixos, fundamentos imutáveis e universais. São os valores militares, que influenciam, de forma consciente ou inconsciente, o comportamento e, em particular, a conduta pessoal de cada integrante da Instituição. A eficiência, a eficácia e mesmo a sobrevivência das Forças Armadas decorrem de um fervoroso culto a tais valores.
O Exército Brasileiro é uma instituição em constante evolução; preserva os mais fortes sentimentos de orgulho por seu País e de amor por sua gente; e existe para defender a Pátria!
Conheça A Profissão Militar.
“Nas missões que executamos, dificilmente estamos sozinhos. Ou estamos em grupo, ou, com algum companheiro. Desde o começo da nossa vida militar, aprendemos que temos que cuidar de nós mesmos e dos que estão conosco”.
Segundo-Sargento Luis Eduardo Silvério
“Não há povo sem a valorização da nação, do território, da sensação de pertencimento. Desde criança aprendi a cultivar tudo isso e passo essas ideias para os meus filhos e nos locais em que sirvo”.
Major Médica Ana Cláudia
“Além da valorização e reconhecimento pessoal, o principal benefício que visualizo no autoaperfeiçoamento é a possibilidade de aplicação do conhecimento acadêmico no local de trabalho. O conhecimento é o bem maior que temos e que ninguém poderá nos retirar. Quanto mais o utilizamos e o compartilhamos, mais este torna-se intrínseco a nossa rotina”.
Subtenente Gilson Debastiani
“A importância do espírito de corpo se resume na palavra coesão. Na vida da caserna, para desempenharmos nossas atividades militares, o grupo sempre será mais importante do que o indivíduo. Dessa forma, desenvolvendo esse valor militar na tropa, estaremos solidificando a ideia de que, para atingir os objetivos comuns, a participação cooperativa de todos será a chave para alcançar o sucesso”.
Subtenente Maurício Souza
“A coragem da tropa brasileira ficou evidente no caso do terremoto do Haiti. Lá, nossos militares deram respostas efetivas em curto espaço de tempo, foram proativos e audazes em todas as circunstâncias, superando o medo natural de enfrentar situações inéditas para nós, brasileiros”.
Coronel Pedro Aires