Capitão Ricardo Kirk - Aviação do Exército

Ricardo João Kirk nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), em 23 de março de 1874. Aos 17 anos de idade, observando sua vocação castrense, assentou praça voluntariamente no 10º Batalhão de Infantaria, ficando desde a data de 25 de julho de 1891 à disposição da Escola Militar da Praia Vermelha.

Em 1893, quando cursava o 2° ano do Curso Preparatório, eclodiu a Revolta da Armada. O Aluno Praça de Pré Ricardo Kirk teve participação efetiva nesse conflito. Como reconhecimento pela bravura e bons serviços prestados durante sua participação nessa revolta, embora ainda se encontrasse no 2° ano do Curso Preparatório, foi promovido ao posto de Alferes para a Arma de Cavalaria, em 03 de novembro de 1894, por serviços prestados à República.

Sem medir esforços, frequentou a Escola Preparatória e de Tática do Rio Pardo (RS) e, também, a Escola de Artilharia e Engenharia (RJ), onde concluiu o Curso Geral e o Especial, completando sua formação e obtendo o grau de Bacharel em Matemática e Ciências Físicas.

Em agosto de 1908, foi transferido para trabalhar como auxiliar do Encarregado do Parque Aerostático, no Rio de Janeiro (RJ), travando um contato mais continuado com o emprego de balões.

Em março de 1911, foi promovido ao posto de 1º Tenente. No mesmo ano, precisamente em 14 de outubro, com a criação do Aeroclube Brasileiro (AeCB) na cidade do Rio de Janeiro, Kirk se tornou um de seus primeiros associados e integrante da comissão responsável por escolher o terreno que receberia um campo de aviação, na região do Campos dos Afonsos, considerado o primeiro aeródromo do Brasil.

Em 27 de julho de 1912, Kirk partiu para a França com a finalidade de realizar o curso de pilotagem e iniciar tratativas da filiação do AeCB junto à Federação Aeronáutica Internacional, de modo que o aeroclube fosse certificado para a concessão de brevês. Em 22 de outubro, com o final do curso, Kirk torna-se o primeiro piloto aviador do Exército Brasileiro, conquistando o brevê internacional n° 1089, emitido pela École d’Aviation d’Etampes, na França.

Em abril de 1913, nosso piloto aviador pioneiro retorna ao Brasil, passando a ocupar, a partir de então, o cargo de Diretor da Escola de Aviação do Aeroclube.

Em junho de 1914, o Exército transformou, provisoriamente, a 2ª Companhia do 1° Batalhão de Engenharia, de Companhia Ferroviária para Companhia Aeronáutica. Kirk foi nomeado instrutor na área referente ao Serviço de Aviação da nova Companhia Aeronáutica.

Em 1914, o Exército Brasileiro decide empregar meios aéreos na Campanha do Contestado. Kirk, designado Comandante do Destacamento de Aviação, inicia os trabalhos para o transporte dos aviões e todo o material necessário para a missão. Sob seu comando, são construídas pistas de pouso e hangares para proteção e manutenção de aeronaves em campanha, algo inédito na América do Sul.

Na data de 4 de janeiro de 1915, ocorreu o primeiro voo, de forma experimental, na região do conflito. Quinze dias depois, nosso intrépido piloto realizou, oficialmente, o primeiro e histórico voo de um avião em combate no Brasil, com a missão de reconhecimento detalhado da zona de conflito.

Em 1º de março de 1915, o Tenente Ricardo Kirk realizaria o reconhecimento com bombardeio na região do reduto de Santa Maria. Infelizmente, durante o voo, sob condições climáticas severas e  baixa visibilidade, nosso  destemido piloto sofreu grave acidente e faleceu com a queda da aeronave.

Conforme publicado no Diário Oficial de 25 de março de 1915, o Tenente Ricardo Kirk foi promovido ao posto de Capitão (post mortem), por atos de bravura, praticados nas operações da Força Federal no Estado de Santa Catarina. Seu exemplo de coragem, dedicação, determinação, inovação, perseverança e liderança foi fundamental para os próximos passos, os quais foram definitivos para a implantação do vetor aéreo na Força Terrestre.

O dia 23 de março, data de nascimento do Capitão Ricardo Kirk, foi oficializado como o Dia da Aviação do Exército pela Portaria Nr 1.658, de 16 de dezembro de 2021, entronizando o bravo oficial como Patrono da Aviação do Exército.