Biografia dos Antigos Comandantes

General de Exército Júlio Cesar de Arruda
General de Exército Júlio Cesar de Arruda

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu na cidade de Cuiabá (MT), em 9 de janeiro de 1959. Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Engenharia, turma de 1981, da AMAN. Em 31 de março de 2011, ascendeu ao generalato, sendo nomeado Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Comandou a Brigada de Operações Especiais, em Goiânia (GO). Chefiou o Centro de Coordenação de Prevenção e Combate ao Terrorismo (CCPCT) durante a Operação Copa do Mundo 2014. Em 25 de novembro de 2014, foi promovido a general de divisão, permanecendo no Comando da Brigada de Operações Especais. Assumiu o cargo de Diretor de Educação Superior Militar, o cargo de Subcomandante de Operações Terrestres e o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Em 31 de março de 2019, foi promovido ao posto de general de exército, sendo nomeado Comandante Militar do Leste, no Rio de Janeiro(RJ). Posteriormente, foi designado para o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), permanecendo nesse ODS até assumir o Comando Interino do Exército, em 30 de dezembro de 2022, quando foi nomeado, definitivamente, Comandante do Exército, em 6 de janeiro de 2023.

General de Exército Marco Antônio Freire Gomes
General de Exército Marco Antônio Freire Gomes

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu na cidade de Pirassununga, estado de São Paulo, em 31 de julho de 1957. Na Academia Militar das Agulhas Negras, foi declarado aspirante a oficial da Arma de Cavalaria em 15 de dezembro de 1980. Como oficial-general, foi Comandante da Brigada de Operações Especiais e do Comando de Operações Especiais, em Goiânia (GO), e 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres (COTER), em Brasília (DF). Em 31 de julho de 2014, foi promovido a general de divisão, sendo nomeado Comandante da 10ª Região Militar, em Fortaleza (CE). Posteriormente, assumiu o cargo de Secretário-Executivo do GSI/PR, em Brasília (DF). Em 31 de julho de 2018, foi promovido ao posto de general de exército e nomeado para o cargo de Comandante Militar do Nordeste, em Recife (PE). Ao passar o Comando do CMNE, assumiu o cargo de Comandante de Operações Terrestres, em Brasília (DF), no qual permaneceu até assumir o Comando do Exército em 1º de abril de 2022. Sob seu comando, o Exército exerceu a presidência do 35º ciclo da Conferência dos Exércitos Americanos; participou do maior exercício de simulação virtual, Exercício Viking 2022, coordenado com o Reino da Suécia, e do exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América, CORE 22. Em seu comando, foi aprovada a criação do Colégio Militar da Vila Militar, no Rio de Janeiro (RJ); foi assinado o contrato para aquisição e início da implantação do Projeto Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas; a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea foi transformada em Comando de Defesa Antiaérea do Exército; e foi celebrado, entre o Exército Brasileiro e o estado de Pernambuco, o Acordo de Cooperação da Nova Escola de Sargentos do Exército.

General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu na cidade de Iguatu, no estado do Ceará, em 28 de agosto de 1958. Foi Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria da turma de 1980 da AMAN. Como oficial-general, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste em Campo Grande (MS); comandou a 16 ª Bda Inf Sl em Tefé (AM); e foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia em Manaus (AM). Em 31 de março de 2014, foi promovido a general de divisão, sendo nomeado Comandante da 12ª Região Militar e, posteriormente, assumiu o cargo de Comandante Logístico do HFA. Em 31 de março de 2018, foi promovido ao posto de general de exército, sendo nomeado para o cargo de Comandante Militar do Norte em Belém (PA). Em seguida, foi designado para assumir o cargo de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal – DGP, onde permaneceu até assumir o Comando do Exército em 20 de abril de 2022. Sob seu comando, o Exército iniciou o projeto de construção da nova Escola de Sargentos das Armas, participou de operações sistemáticas para o enfrentamento da covid-19 e criou a base para a modernização de suas estruturas de planejamento estratégico com a reativação da 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

General de Exército Edson Leal Pujol
General de Exército Edson Leal Pujol

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, em 2 de janeiro de 1955. Foi aspirante a oficial da Arma de Cavalaria da turma de 1977 da AMAN. Como oficial-general, comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a Academia Militar das Agulhas Negras, chefiou o Centro de Inteligência do Exército e foi comandante da Força de Paz na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, sendo, em seguida, nomeado Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Promovido a General de Exército, foi Secretário de Economia e Finanças, Comandante Militar do Sul e Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, até assumir o Comando da Força Terrestre. Sob seu comando, o Exército Brasileiro participou de operações para a preservação do meio ambiente (Verde Brasil I e II), para o acolhimento e a interiorização de estrangeiros em situação de vulnerabilidade (Operação Acolhida) e para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul. em 07 NOV 1951. Aspirante a Oficial da Turma de 1973, da AMAN. Comandou o 1º Batalhão de Infantaria de Selva. Foi Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil na República Popular da China. De 2011 a 2014, exerceu a função de Comandante Militar da Amazônia. Foi, também, Comandante de Operações Terrestres. Atualmente é Assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Sob seu Comando, o Exército participou dos Grandes Eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas), Operação São Francisco (Pacificação da Maré), Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro, foi criada a Agência Verde-Oliva e se deu grande impulso ao Projeto de Racionalização e Transformação da Força Terrestre por meio dos Programas Estratégicos do Exército.

General de Exército Enzo Martins Peri
General de Exército Enzo Martins Peri

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em 11 ABR 1941, no Rio de Janeiro. Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia da Turma de 1962, da AMAN. Exerceu os cargos de Secretário-Geral, Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, do 1º Grupamento de Engenharia e Diretor de Obras de Cooperação. Como General de Divisão, desempenhou as funções de Comandante da 2ª RM e de Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC). Promovido a General de Exército, foi nomeado Chefe do DEC, cargo que exercia ao assumir o Comando do Exército. Em seu Comando, o Exército participou de diversos eventos como a visita do Papa Bento XVI, Jogos PanAmericanos, Jogos Mundiais Militares e Jornada Mundial da Juventude.

General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque
General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque

Interino: Não especificado

Periodo: República

Biografia:

Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 17 MAIO 1937. Aspirante-a-Oficial de Artilharia da Turma de 1958, da AMAN.  Exerceu o cargo de Comandante Militar do Sudeste. Foi promovido ao posto General de Exército em 2003, ao ser nomeado Comandante do Exército. Implantou o Programa Excelência Gerencial, ferramenta para aperfeiçoar a capacidade gerencial na operacionalidade do Exército, visando otimização dos processos, o gerenciamento dos projetos e a motivação de todos os seus integrantes. No seu Comando, o Brasil assumiu o comando da MINUSTAH.

General de Exército Gleuber Vieira
General de Exército Gleuber Vieira

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

1º JAN a 10 JUN 1999 (Último Ministro do Exército)
10 JUN 1999 – 1º JAN 2003 (Primeiro Comandante do Exército)

Nasceu em 08 DEZ 1933 no Rio de Janeiro. Aspirante a Oficial de Artilharia da Turma de 1954, da AMAN. Em 1999, foi nomeado para o cargo de Comandante do Exército, face à implementação do Ministério da Defesa. Ao longo da carreira, publicou vários trabalhos, entre eles o livro História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial, 2001 e criou a Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB). Em seu Comando, o Brasil participou de Missões de Paz da ONU em Moçambique (ONUMOZ), e em Angola (UNAVEM-III), com um efetivo maior contando com a participação de tropas. As mulheres passaram a ser ingressar nos Colégios Militares, no Instituto Militar de Engenharia e na Escola de Saúde do Exército.

General de Exército Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena
General de Exército Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em São Bento do Una, Pernambuco, em 02 JAN 1930. Aspirante-a-Oficial de Cavalaria da Turma da AMAN, em 1950, foi Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em 1975. Foi favorável à unificação gradual das pastas militares e a criação do Ministério da Defesa. Tal medida incluiria a “profissionalização” do setor, com o direcionamento das funções militares para a execução da Política de Segurança Nacional e a salvaguarda das regiões de fronteira. Durante sua gestão, o Exército foi convocado a intervir em questões de Segurança Pública, uma delas foi a chamada “Operação Rio”, resultado de um convênio firmado com o governo do Rio de Janeiro para o combate à violência e ao tráfico de drogas no estado. Faleceu em 06 MAR 2017, no Rio de Janeiro.

General de Exército Carlos Tinoco Ribeiro Gomes
General de Exército Carlos Tinoco Ribeiro Gomes

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em 23 JAN 1928, na cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Aspirante-a-Oficial de Infantaria de Turma da AMAN, em 1949. Exímio atleta, destacou-se em várias competições durante a carreira. Com a Posse de Fernando Collor na Presidência da República, assumiu o Ministério do Exército, onde ficou até a Posse de Itamar Franco, que assumiu o Poder Executivo após o processo de impeachment. Em seu Comando, dá-se o ingresso das primeiras mulheres no Quadro Complementar de Oficiais. Nesse período o Brasil assume a Chefia da Missão de Paz da ONU em Angola (UNAVEM I). Faleceu em 15 JAN 2018, no Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro.

General de Exército Leônidas Pires Gonçalves
General de Exército Leônidas Pires Gonçalves

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, em 19 MAIO 1921. Aspirante-a-Oficial de Artilharia da Turma de 1942, da Escola Militar do Realengo. Emérito atirador, participou de inúmeras competições com grande destaque. Com a morte do Presidente eleito Tancredo Neves, foi um dos que garantiu a Posse do VicePresidente. Faleceu em 04 JUN 2015, no Rio de Janeiro. No seu Comando, desenvolveu projetos como a FT-90 (Força Terrestre 1990), que permitiu a modernização do Exército Brasileiro com a criação do 1º Batalhão de Aviação do Exército, o Comando de Operações Terrestres e o Quadro Complementar de Oficiais.

General de Exército Walter Pires de Carvalho e Albuquerque
General de Exército Walter Pires de Carvalho e Albuquerque

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Paranaguá, Paraná, em 06 JUN 1915. Aspirante-a-Oficial de Cavalaria da Turma de 1937, da Escola Militar do Realengo. No seu Comando, criou o Centro Tecnológico do Exército, o Centro de Comunicação Social do Exército e instituiu a Fundação Habitacional do Exército. Faleceu em 14 AGO 1990, no Rio de Janeiro.

General de Exército Fernando Belfort Bethlem
General de Exército Fernando Belfort Bethlem

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 06 JUN 1914. Aspirante a Oficial de Cavalaria da Turma de 1934, da Escola Militar do Realengo. Foi Observador Militar de Moto mecanização na FEB e Oficial de Ligação junto à 1ª Divisão Blindada Norte-americana, subordinada ao V Exército Aliado. Durante o período em que esteve à frente do Ministério da Guerra, atuou fortemente para manter a coesão do Exército, neutralizando tentativas de desestabilizar a instituição. Em 1979, foi nomeado Embaixador no Paraguai. Faleceu em 28 DEZ 2001, no Rio de Janeiro.

General de Exército Sylvio Couto Coelho da Frota
General de Exército Sylvio Couto Coelho da Frota

Interino: Não especificado

Periodo: República

Biografia:

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 AGO 1910. Aspirante a Oficial de Cavalaria da Turma de 1932, da Escola Militar do Realengo. Participou ativamente da reação à Intentona Comunista de 1935. Participou da criação do Centro de Informações do Exército (CIEx). Faleceu em 23 OUT 1996, no Rio de Janeiro.

General de Exército Vicente de Paulo Dale Coutinho
General de Exército Vicente de Paulo Dale Coutinho

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Lorena, São Paulo, em 05 NOV 1910. Em 1944, foi Observador Militar de Motomecanização junto à 1ª Divisão Blindada norte-americana, em Operações na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial. Foi Ministro do Exército por apenas dois meses, vindo a falecer por problemas cardíacos, em Brasília, no dia 24 MAIO 1974.

General de Exército Orlando Geisel
General de Exército Orlando Geisel

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Estrela, Rio Grande do Sul, em 05 SET 1905. Combateu os Revoltosos Paulistas, em 1932. Como Ministro da Guerra, promoveu a total reforma do ministério e o reaparelhamento do Exército, substituindo o armamento obsoleto por equipamento moderno e eficiente, padronizando o calibre e adestrando a tropa. Faleceu em 30 MAIO 1979, em Brasília.

General de Exército Aurélio de Lyra Tavares
General de Exército Aurélio de Lyra Tavares

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Paraíba do Norte, atual João Pessoa, Paraíba, em 07 NOV 1905. Paralelamente à Carreira Militar, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1929, e, no ano seguinte, em Engenharia Civil. Em 1943, foi designado membro do Estado-Maior Especial encarregado da organização da FEB. Foi nomeado comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), em 1965. Em 1970, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a Cadeira nº 20. Ainda no mesmo ano, foi nomeado Embaixador do Brasil na França. Faleceu em 18 NOV 1998, no Rio de Janeiro.

Marechal Ademar de Queiroz
Marechal Ademar de Queiroz

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 22 NOV 1899. Participou de Revoltas Tenentistas na década de 1920. Integrou a FEB como integrante do Estado-Maior da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE). Faleceu em 1984, no Rio de Janeiro.

General de Exército Artur da Costa e Silva
General de Exército Artur da Costa e Silva

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Taquari, Rio Grande do Sul, em 03 OUT 1902. Foi Presidente da República de 1967-1969. Faleceu no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 17 DEZ 1969, vítima de um Acidente Vascular Cerebral.

General de Exército Jair Dantas Ribeiro
General de Exército Jair Dantas Ribeiro

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em São José de Mipibu, Rio Grande do Norte, em 11 DEZ 1900. Participou de Levantes Tenentistas durante a década de 1920. Exerceu o cargo de ministro da Guerra em período especialmente crítico, que culminou com a Revolução de 31 de março de 1964. Foi o último Ministro da Guerra do Governo João Goulart. Faleceu no dia 12 JAN 1969, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Amaury Kruel
General de Divisão Amaury Kruel

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 11 ABR 1901. Participou do processo de deposição do Presidente Washington Luís, em 1930. Integrou o Estado-Maior Especial cujo objetivo foi planejar e executar o embarque da 1ª DIE para a Europa. Foi incorporado ao V Exército Aliado, em 1944. Criou o Serviço de Contrainformação do Estado-Maior da 1ª DIE. Foi Assessor Militar do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, em 1960. Em 1961, foi nomeado Embaixador na Bolívia. Foi Deputado entre 1967-1971. Faleceu em 1996.

General de Exército Nelson de Mello
General de Exército Nelson de Mello

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, em 20 AGO de 1899. Aderiu ao Movimento Tenentista em São Paulo, em 1924.  Em 1931, foi Secretário de Segurança Pública de Pernambuco, como Capitão. Combateu os Revoltosos Constitucionalistas de 1932. Foi Interventor Federal no Amazonas, em 1933. Em SET 1944, embarcou para a Itália, integrando um dos escalões da FEB. Atuou contra a Revolta de Jacareacanga, no Pará, em 1956. Faleceu em 03 FEV 1989.

General de Exército João de Segadas Vianna
General de Exército João de Segadas Vianna

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 09 NOV 1899. Participou dos combates contra os 18 do Forte. Combateu os Constitucionalistas Paulistas, em 1932. Integrou o 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 1944. Combateu no Vale do Serchio, contra a 148º Divisão Alemã. Durante sua permanência na pasta da Guerra tentou promover a conciliação, evitando preterições nas promoções e restabelecendo os tradicionais colégios militares de Porto Alegre e de Fortaleza. Inspecionou ainda as guarnições do I, II, III e IV Exércitos e o Comando Militar da Amazônia, onde visitou as guarnições das fronteiras com a Bolívia, o Peru e a Colômbia, cuja última visita ministerial datava de 1947. Em 1956, foi eleito presidente do Clube Militar. Faleceu no Rio de Janeiro, em 13 OUT 1977.

Marechal Odylio Denys
Marechal Odylio Denys

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, em 17 FEV 1892. Participou dos Levantes Tenentistas na década de 1920. Combateu os Constitucionalistas Paulistas, em 1932, como Capitão. Faleceu em 1985, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott
General de Divisão Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Sítio, hoje município de Antônio Carlos, Minas Gerais, em 16 NOV 1894. Em 1914, participou de Operações na Revolta de Contestado. Participou do 2º Escalão da FEB, em setembro de 1944. Atuou contra a Revolta da Jacareacanga, no Pará, e o Movimento "11 de novembro". Foi candidato à Presidência da República pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 1960. Faleceu em 19 MAIO 1984, no Rio de Janeiro.

General de Exército Euclides Zenóbio da Costa
General de Exército Euclides Zenóbio da Costa

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Corumbá, Mato Grosso, no dia 9 MAIO 1893. Como Aspirante, foi convocado para combater revoltosos do Contestado, em 1912. Na década de 1920, participou da repressão a rebeldes tenentistas. Em 1926, acumulou a Chefia de Polícia e o Comando da Força Pública do Maranhão, tendo inclusive, durante alguns dias, exercido as funções de Prefeito da Capital. Combateu os Constitucionalistas Paulistas em 1932, como Capitão. O General Zenóbio da Costa ingressou na FEB, embarcando para Itália em julho de 1944. Foi Embaixador no Paraguai durante o Governo de Juscelino Kubitschek. Faleceu em 29 SET 1963, no Rio de Janeiro.

General de Brigada Cyro Espírito Santo Cardoso
General de Brigada Cyro Espírito Santo Cardoso

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Lapa, Paraná, no dia 20 AGO 1898. Participou do Levante Tenentista quando era instrutor na Escola Militar de Realengo. Comandou a então Escola Militar de Resende, de 1948-1950. Com a posse de Vargas, assumiu a chefia do Gabinete Militar da Presidência da República, em 1951-1952. Após ser nomeado Chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército, em 1959, passou para reserva em julho no posto de Marechal. Faleceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 31 AGO 1979.

General de Divisão Newton Estillac Leal
General de Divisão Newton Estillac Leal

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, então Capital Federal, no dia 06 AGO 1893. Participou ativamente dos Levantes Tenentistas e na chegada de Vargas ao poder, em 1930. Enquanto Chefe do Serviço de Material Bélico da 1ª RM, atuou em Operações contra revoltosos da Revolução Constitucionalista de 1932. Foi aclamado Presidente do Clube Militar em 1950. Faleceu, subitamente, no Rio de Janeiro, enquanto ocupava o cargo de Inspetor Geral de Exército, em 1º MAIO 1955.

General de Divisão Canrobert Pereira da Costa
General de Divisão Canrobert Pereira da Costa

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 18 OUT 1895. Antigo aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Atingiu o posto de General de Exército, integrou as forças que combateram a Revolução Constitucionalista de 1932. Foi Chefe de Gabinete do Estado-Maior do Exército e Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.  Foi Ministro da Guerra e Presidente do Clube Militar. Faleceu em 31 OUT 1955, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Pedro Aurélio de Góes Monteiro
General de Divisão Pedro Aurélio de Góes Monteiro

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em São Luis do Quitunde, Alagoas em 12 DEZ 1889. Foi um militar, Ministro da Guerra em duas ocasiões, Ministro do Supremo Tribunal Militar e Senador. General de Exército, combateu os "Dezoito do Forte", o Tenentismo e a Coluna Prestes. Na revolução de 1930, foi o Comandante Militar de Vargas. Comandou as tropas que debelaram os Revolucionários de 1932. Faleceu em 16 OUT 1956, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Eurico Gaspar Dutra
General de Divisão Eurico Gaspar Dutra

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, em 18 MAIO 1883. Foi um militar e político brasileiro. Marechal, comandou a repressão à Intentona Comunista de 1935 e aos Levantes Integralistas de 1938. Foi Ministro da Guerra por quase 9 anos. Durante o exercício do cargo, organizou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e tomou medidas destinadas a prover o Exército de armamento moderno e munições, medidas essas que seriam desdobradas e ampliadas nos oito anos seguintes. Foi o 16º Presidente da República. Faleceu em 11 JUN 1974, no Rio de Janeiro.

General de Divisão João Gomes Ribeiro Filho
General de Divisão João Gomes Ribeiro Filho

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Maceió, Alagoas em 1871. Foi um militar brasileiro. Comandou a 1ª Região Militar e foi Ministro da Guerra, durante o período Vargas. Quanto à administração do Exército, João Gomes deu prioridade à disciplina e à instrução, especialmente no que dizia respeito ao equipamento e ao reajuste da legislação específica. Alguns setores, como a Artilharia da Costa, foram ampliados e substancialmente melhorados. No entanto, muitos planos foram obstados, especialmente pela insuficiência de verbas que, segundo Antero de Queirós, apesar de solicitadas em tempo hábil, esperavam em demasia a aprovação do Legislativo, além de sofrerem reduções. Faleceu em 26 DEZ 1947, em Niterói, Rio de Janeiro.

General de Divisão Pedro Aurélio de Góes Monteiro
General de Divisão Pedro Aurélio de Góes Monteiro

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em São Luis do Quitunde, Alagoas em 12 DEZ 1889. Foi um militar, Ministro da Guerra em duas ocasiões, Ministro do Supremo Tribunal Militar e Senador. General de Exército, combateu os "Dezoito do Forte", o Tenentismo e a Coluna Prestes. Na revolução de 1930, foi o Comandante Militar de Vargas. Comandou as tropas que debelaram os Revolucionários de 1932. Faleceu em 16 OUT 1956, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Augusto Ignácio do Espírito Santo Cardoso
General de Divisão Augusto Ignácio do Espírito Santo Cardoso

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Goiás, Goiás, em 31 MAIO 1867. Foi um militar brasileiro. Participou da deposição do Visconde Ouro Preto e do episódio da Proclamação da República. Estava na Reserva desde 1923, quando foi chamado por Getúlio Vargas para assumir o Ministério da Guerra, no contexto da crise que antecedeu a Revolução Constitucionalista de 1932. Faleceu em 23 SET 1947, no Rio de Janeiro.

General de Brigada José Fernandes Leite de Castro
General de Brigada José Fernandes Leite de Castro

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, em 05 OUT 1871. Foi um militar brasileiro. Ministro da Guerra no período da Junta Governativa Provisória, em 1930, e no início do Governo Vargas. Em sua gestão, o Estado-Maior do Exército cuidou da reorganização geral do Exército, da mobilização e do ensino militar. Faleceu em 13 NOV 1950, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Nestor Sezefredo dos Passos
General de Divisão Nestor Sezefredo dos Passos

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Florianópolis, Santa Catarina em 29 FEV 1872. Foi um militar brasileiro, Comandante da Escola de Estado Maior, atual ECEME, e Ministro da Guerra. Durante sua gestão, foi promulgada a Lei nº 1.569, que criava a arma de Aviação do Exército, dando impulso definitivo ao uso militar da aviação no Brasil. Na oportunidade, adquiriu-se material e ampliou-se o Campo dos Afonsos. Foi criada, ainda, a Escola de Educação Física do Exército. Faleceu em 18 OUT 1941, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Fernando Setembrino de Carvalho
General de Divisão Fernando Setembrino de Carvalho

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, em 13 SET 1861. Foi um militar brasileiro. Marechal, Engenheiro Militar, foi Deputado Constituinte em 1891. Foi Chefe do Gabinete do Ministro da Guerra, Governador do Ceará, Chefe do Estado-Maior do Exército, Comandante da 11ª Região Militar e Ministro da Guerra. Combateu os revoltosos do Contestado. Faleceu em 24 MAIO 1947, no Rio de Janeiro.

Doutor João Pandiá Calógeras
Doutor João Pandiá Calógeras

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 19 JUN 1870. Foi um engenheiro, geólogo e político brasileiro. Deputado Federal por Minas Gerais, Ministro da Agricultura, Comércio e Indústria, Ministro da Fazenda e da Guerra. Foi o primeiro e único civil a exercer o cargo de Ministro da Guerra no Período Republicano. Na sua gestão foi criada a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Foi um dos mais profícuos Ministros da Guerra. Faleceu em 21 ABR 1934, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

General de Brigada Alberto Cardoso de Aguiar
General de Brigada Alberto Cardoso de Aguiar

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 19 JAN 1864. Foi um militar brasileiro. Como Ministro da Guerra, fez gestões junto ao governo francês para a contratação de uma Missão Militar, o que ficou conhecido como a “Missão Militar Francesa”. Apoiou a Reforma do Ensino Militar no Exército. Faleceu em 19 JUL 1935, em Niterói, Rio de Janeiro.

General de Divisão José Caetano de Farias
General de Divisão José Caetano de Farias

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 21 MAR 1855. Foi um militar brasileiro. Marechal, foi Comandante da 1ª Região Militar, Ministro da Guerra e Ministro do Supremo Tribunal Militar. Foi um incentivador dos chamados "Jovens Turcos" que, sob sua orientação, fundaram a Revista “A Defesa Nacional”. Faleceu em 17 AGO 1936, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva
General de Divisão Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Goiana, Pernambuco, em 03 MAR 1852. Foi um militar e político brasileiro. Marechal, foi Deputado Estadual pelo Rio Grande do Sul, Comandante da 1ª Região Militar, Ministro da Guerra e da Marinha e Ministro do Superior Tribunal Militar. Faleceu em 09 JUL 1924, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Antonio Adolfo da Fontoura Mena Barreto
General de Divisão Antonio Adolfo da Fontoura Mena Barreto

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1846. Foi um militar e político brasileiro. Veterano da Campanha do Paraguai. Republicano, foi Deputado Constituinte, em 1891. Foi Comandante da 1ª Região Militar e Ministro da Guerra. Faleceu em 1926, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Emídio Dantas Barreto
General de Divisão Emídio Dantas Barreto

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Bom Conselho, Pernambuco, em 22 MAR 1850. Foi um militar e político brasileiro. Veterano da Campanha do Paraguai. Participou da Guerra de Canudos. Foi Presidente Província de Pernambuco e Ministro da Guerra. Foi Senador e Acadêmico da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 08 MAR 1931, no Rio de Janeiro.

General de Divisão José Bernardino Bormann
General de Divisão José Bernardino Bormann

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 04 MAIO 1844. Foi um militar, historiador, escritor, jornalista e político brasileiro. Veterano da Campanha do Paraguai. Fundou a Colônia Militar de Chapecó. Republicano, foi Deputado, Vice Governador e Governador do Paraná e Ministro da Guerra. Foi um dos fundadores do Aeroclube Brasileiro. Faleceu em 1º JUN 1919, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Carlos Eugênio de Andrade Guimarães
General de Divisão Carlos Eugênio de Andrade Guimarães

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 05 SET 1851. Foi um militar brasileiro. Veterano da Campanha do Paraguai. Era irmão do General Artur Oscar, que comandou a 4ª Expedição à Canudos. Foi Marechal, Comandante da Escola Militar, Ministro da Guerra e Ministro do Supremo Tribunal Militar. Faleceu em 16 NOV 1920, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Luiz Mendes de Moraes
General de Divisão Luiz Mendes de Moraes

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Itu, São Paulo, em 13 JUL 1850. Foi um militar brasileiro. Marechal, Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Comandante da 1ª Região Militar, Chefe do Estado-Maior do Exército, Ministro da Guerra. Foi Ministro do Supremo Tribunal Militar. Faleceu em 20 JUN 1914, no Rio de Janeiro.

Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca
Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 12 MAIO 1855. Foi um militar e político brasileiro. Marechal, Comandante da 1ª Região Militar, Ministro da Guerra e 8º Presidente do Brasil (1910-1914). Era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, o Proclamador da República. Desempenhou diversos cargos governamentais. Foi Ministro do Superior Tribunal Militar. Comandou a Brigada Policial da Capital Federal, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Faleceu em 09 SET 1923, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Marechal Francisco de Paula Argolo
Marechal Francisco de Paula Argolo

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em 28 JAN 1847. Foi um militar brasileiro, veterano da Campanha do Paraguai. Marechal e Ministro da Guerra. Foi Comandante da 1ª Região Militar. Combateu a Revolução Federalista, participando do cerco da Lapa. Foi Presidente do Supremo Tribunal Militar. Faleceu em 11 FEV 1930.

General de Divisão João Nepomuceno de Medeiros Mallet
General de Divisão João Nepomuceno de Medeiros Mallet

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Bagé, Rio Grande do Sul, em 16 MAIO 1840. Foi um militar e político brasileiro. Marechal, veterano da Campanha do Paraguai. Foi Presidente do Mato Grosso e do Ceará e Ministro da Guerra. Era filho do Patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro, o Marechal Emílio Luiz Mallet. Faleceu em 12 DEZ 1907, no Rio de Janeiro.

General de Divisão João Tomás de Cantuária
General de Divisão João Tomás de Cantuária

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 24 SET 1835. Foi um militar brasileiro. Marechal, Comandante da Escola Militar, Diretor do Arsenal de Guerra e Ministro da Guerra. Foi, ainda, Chefe do Estado-Maior do Exército e Ministro do Superior Tribunal Militar. Faleceu em 20 MAR 1908, no Rio de Janeiro.

General de Divisão Carlos Machado Bittencourt
General de Divisão Carlos Machado Bittencourt

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 12 ABR 1840. Foi um militar brasileiro. Filho do Brigadeiro Jacinto Machado Bittencourt, herói da Campanha do Paraguai. Foi Marechal, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul e Ministro da Guerra. É Patrono do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro. Durante sua gestão como Ministro, ocorreu a Guerra de Canudos, onde organizou a logística para as tropas em combate. Cerca de 2 meses depois, o Exército foi vitorioso. Faleceu em 05 NOV 1897, no Rio de Janeiro, assassinado durante o atentado contra o Presidente da República Prudente de Morais.

General de Divisão Bernardo Vasques
General de Divisão Bernardo Vasques

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Magé, Rio de Janeiro, em 09 AGO 1837. Foi um militar brasileiro. Foi Marechal, Ministro da Guerra e Ministro do Superior Tribunal Militar. Foi, por duas vezes, Comandante do Corpo Militar de Polícia do Município, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Faleceu em 23 OUT 1902, no Rio de Janeiro.

General de Brigada Francisco Antonio de Moura
General de Brigada Francisco Antonio de Moura

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, em 29 OUT 1839. Foi um militar brasileiro. Foi Marechal, Ministro da Guerra e Ministro do Superior Tribunal Militar. Faleceu em 05 JAN 1911, no Rio de Janeiro.

General de Divisão José Simeão de Oliveira
General de Divisão José Simeão de Oliveira

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 26 SET 1838. Foi um militar, engenheiro, veterano da Guerra da Tríplice Aliança, líder Republicano, político, Senador e Constituinte de 1891. Foi Ministro da Guerra e Presidente do Estado de Pernambuco. Foi também Ministro do Superior Tribunal Militar. Faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, em 20 JUN 1893.

General de Divisão Antonio Nicolau Falcão da Frota
General de Divisão Antonio Nicolau Falcão da Frota

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Desterro, atual Florianópolis, em 1834. Praça voluntária de 1850, era filho do Capitão de Mar e Guerra Antônio José Falcão da Frota. Foi aluno da Escola Militar de Porto Alegre e participou da Campanha do Uruguai (1864-1865) e da Campanha da Tríplice Aliança (1865-1870). Foi Governador do Rio Grande do Sul e Ministro da Guerra durante o governo do Marechal Deodoro da Fonseca. Faleceu em 21 MAR 1900, na Cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Marechal Floriano Vieira Peixoto
Marechal Floriano Vieira Peixoto

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Maceió, Alagoas, em 30 ABR 1839. Foi um militar e político brasileiro. 1º Vice-Presidente e 2º Presidente da República. Participou de toda a Campanha do Paraguai, onde teve grande destaque. Foi também Presidente da Província de Mato Grosso e Ministro da Guerra. Entrou para a História do Brasil como "O Marechal de Ferro". Faleceu em Barra Mansa, Rio de Janeiro, em 29 JUN 1895.

Tenente-Coronel Benjamin Constant Botelho de Magalhães
Tenente-Coronel Benjamin Constant Botelho de Magalhães

Interino: Nao

Periodo: República

Biografia:

Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 18 OUT 1836. Militar, engenheiro e professor. Participou da Campanha do Paraguai. Lecionou em Estabelecimentos de Ensino Militar, especialmente na Escola Militar da Praia Vermelha. Foi um dos principais articuladores do Levante Republicano de 15 NOV 1889. Foi Ministro da Instrução Pública e da Guerra. É considerado o “Fundador da República Brasileira”. Foi, também, Diretor do antigo Imperial Instituto dos Meninos Cegos, instituição criada em 1854 por Pedro II para cuidar da educação de crianças com deficiência visual. Em virtude de ter permanecido por longos anos à frente desta instituição, o Governo Provisório da recém-proclamada República a renomeou como Instituto Benjamin Constant. Faleceu em 22 JAN 1891, no Rio de Janeiro.

Visconde de Maracajú - Rufino Enéas Gustavo Galvão
Visconde de Maracajú - Rufino Enéas Gustavo Galvão

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Laranjeiras, Sergipe, em 02 JUL 1831. Foi um militar e político brasileiro. Prestou inúmeros serviços na Campanha do Paraguai. Foi Marechal, Presidente das Províncias do Amazonas, Mato Grosso e Pará. Foi Ministro da Guerra e do Supremo Tribunal Militar. Foi agraciado com o título de Visconde. Faleceu em 18 FEV 1909, no Rio de Janeiro.

Senador Tomás José Coelho de Almeida

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Campos, Rio de Janeiro, em 27 DEZ 1838. Foi um proprietário rural, magistrado e político brasileiro. Vereador, Deputado, Senador, Conselheiro do Império, Ministro dos Transportes, Agricultura, Marinha e da Guerra. Foi o grande entusiasta e promotor da criação de um Colégio Militar à época, concretizada em 9 MAR 1889, data de assinatura do Decreto Imperial nº 10.202, criando o Imperial Colégio Militar da Corte Militar, e, posteriormente, Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) “Casa de Tomaz Coelho”. Faleceu em 20 SET 1895, em Campos, Rio de Janeiro.

Senador Joaquim Delfino Ribeiro da Luz

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Cristina, Minas Gerais, em 26 DEZ 1824. Foi um proprietário rural, magistrado e político brasileiro. Foi Deputado, Senador, Presidente da Província de Minas Gerais, Ministro da Justiça, da Marinha e da Guerra. Foi patrono do grande cientista brasileiro Vital Brasil, descobridor do Soro Antiofídico. Faleceu em 04 JUN 1903, em Minas Gerais.

Deputado Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em 16 JAN 1844, no Rio de Janeiro. Foi um engenheiro e político brasileiro. Resolveu o litígio entre indígenas e colonos no Espírito Santo, o que deu origem ao atual município de Alfredo Chaves/ES. Foi Deputado, Ministro da Marinha e da Guerra. Esteve envolvido na Questão Militar. Faleceu em 16 MAIO 1894, no Rio de Janeiro.

Deputado João José de Oliveira Junqueira

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Salvador, na Bahia, em 10 MAR 1832. Foi um magistrado e político brasileiro. Exerceu a magistratura em diversas comarcas. Foi Deputado e Senador. Presidente das Províncias do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Foi Ministro da Justiça e da Guerra. Faleceu em 09 NOV 1887, no Rio de Janeiro.

Deputado Eleutério de Camargo

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1839. Foi um militar, engenheiro, jornalista e político brasileiro. Deputado em várias legislaturas. Foi Conselheiro de Estado e Ministro da Guerra. Foi fundador do jornal "A Reforma". Faleceu em 1891, em São Paulo.

Deputado Candido Luiz Maria de Oliveira

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 06 JUL 1845. Foi um advogado e político brasileiro. Foi Vereador, Deputado, Ministro da Fazenda, da Justiça e da Guerra. Integrou a Comissão Organizadora do Código Civil e Criminal. Faleceu em 23 AGO 1919, no Rio de Janeiro.

Senador Felipe Franco de Sá

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Alcântara, Maranhão em 02 JUN 1841. Foi um magistrado e político brasileiro. Deputado e Senador do Império. Foi Promotor Público, Ministro das Relações Exteriores, dos Negócios do Império e da Guerra. Faleceu em 08 MAR 1906.

Deputado Antonio Joaquim Rodrigues Junior

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Sobral, Ceará, em 12 MAR 1837. Foi um político brasileiro. Deputado, Presidente da Província do Ceará e Ministro da Guerra. Foi Redator do periódico "O Cearense". Faleceu em 14 MAIO 1904, em Fortaleza, Ceará.

Deputado Carlos Afonso de Assis Figueiredo

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em 1845, em Ouro Preto, Minas Gerais. Foi um advogado, professor e político brasileiro. Foi Deputado em várias legislaturas. Foi Presidente da Província do Rio de Janeiro e Ministro da Guerra. Faleceu em 05 ABR 1907, no Rio de Janeiro.

Barão de Loreto - Franklin de Menezes Doria

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu na Ilha dos Frades, Bahia, em 12 JUL 1836. Foi um magistrado, político, orador e poeta brasileiro. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Foi Deputado, Presidente das Províncias do Piauí, Maranhão e Pernambuco. Presidente da Câmara dos Deputados. Ministro das Relações Exteriores, dos Negócios do Império e da Guerra. Foi o fundador da Biblioteca do Exército. Faleceu em 28 OUT 1906, no Rio de Janeiro.

Deputado Afonso Augusto Moreira Pena

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em 30 NOV 1847, em Santa Bárbara, Minas Gerais. Foi um advogado e político brasileiro. Foi Deputado Federal, Governador do Estado de Minas Gerais, Ministro da Guerra, Vice-Presidente e o 6º Presidente do Brasil. Foi um grande incentivador das ferrovias no Brasil. Faleceu em 14 JUN 1909, no Rio de Janeiro.

Barão Homem de Melo - Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo - (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, em 1º MAIO 1837. Foi um político, escritor, professor e cartógrafo brasileiro. Agraciado com o título de Barão, foi professor do Colégio Pedro II, membro do IHGB, Diretor da Biblioteca Nacional, Presidente do Banco do Brasil em duas oportunidades e Presidente de quatro Províncias. Foi Ministro da Guerra por duas vezes (interinamente) e Ministro dos Negócios do Império. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 04 JAN 1918, em Campo Belo, Minas Gerais.

Barão Homem de Melo - Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo - (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, em 1º MAIO 1837. Foi um político, escritor, professor e cartógrafo brasileiro. Agraciado com o título de Barão, foi professor do Colégio Pedro II, membro do IHGB, Diretor da Biblioteca Nacional, Presidente do Banco do Brasil em duas oportunidades e Presidente de quatro Províncias. Foi Ministro da Guerra por duas vezes (interinamente) e Ministro dos Negócios do Império. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 04 JAN 1918, em Campo Belo, Minas Gerais.

Visconde de Pelotas - Marechal José Antônio Correa da Câmara

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 17 FEV 1824, filho de José Antônio Fernandes de Lima e D. Flora Correa da Câmara. Assentou praça no 3º Regimento de Cavalaria em 1839, seguindo no mesmo dia para o combate na Revolução Farroupilha. Foi um nobre, militar e político brasileiro. Participou de várias Campanhas Militares, sobressaindo-se na Guerra do Paraguai, quando suas ações puseram fim à guerra, em Cerro-Corá. Foi Governador do Rio Grande do Sul, em dois mandatos. Conselheiro de Guerra, Ministro da Guerra e Senador. Foi agraciado com o título de Visconde. Faleceu em 18 AGO 1893, no Rio de Janeiro.

Marquês de Paranaguá - João Lustosa da Cunha Paranaguá

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Livramento de Paranaguá, no Piauí, em 21 AGO 1821. Foi um magistrado e político brasileiro. Foi Presidente das Províncias do Maranhão, Pernambuco e Bahia. Presidente do Conselho de Ministros. Ministro das Relações Exteriores, Fazenda, Marinha e da Guerra. Agraciado com o título de Marquês, em 1888. Faleceu em 09 FEV 1912, no Rio de Janeiro.

Senador João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em São Miguel dos Campos, Alagoas, em 20 NOV 1810. Foi um político brasileiro dos mais proeminentes do Império. Agraciado com o título de Visconde de Sinimbu. Foi Presidente de cinco Províncias, Ministro em oito ocasiões, incluindo o Ministério da Guerra (interinamente). Foi também Presidente do Conselho de Ministros. Faleceu em 27 DEZ 1906, no Rio de Janeiro.

Marechal Manoel Luiz Osorio - Marquês de Herval

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em 10 MAIO 1808, na Freguesia da Conceição do Arroyo, então Capitania de São Pedro do Rio Grande, filho do Tenente-Coronel Manoel Luiz da Silva Borges e de D. Joaquina Luiza Osório. Assentou praça na Legião de Cavalaria de São Paulo, em 1º MAIO 1823, durante o sítio a Montevidéu. Neste local, se deu seu batismo de fogo, junto ao Arroio Miguelete. Reconhecido 1º Cadete e promovido a Alferes, em 1824, prosseguiu na Campanha. Combateu a Revolta Farroupilha, junto ao pai e ao irmão, José. Ao fim daquela Campanha, Osório ficou responsável pela vigilância da fronteira, em Bagé. Fez a Campanha do Uruguai, de 1851-1852 e, em 1865, foi nomeado Comandante-em-Chefe do Exército Brasileiro em Operações contra o Paraguai. Foi o grande destaque na Batalha de Tuiuti, em 1866. Conhecido como "O Legendário", destacou-se em inúmeras Campanhas Militares, sendo a principal, a Guerra da Tríplice Aliança. É o Patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro. Foi Senador do Império e Ministro da Guerra. Faleceu em 04 OUT 1879, no Rio de Janeiro. Em 1892, foi inaugurado o Monumento ao Osório, na atual Praça Quinze, no centro do Rio de Janeiro.

Deputado Eduardo de Andrade Pinto

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Foi um político brasileiro. Deputado, Ministro da Marinha e da Guerra (interinamente). Na República Velha, foi Senador, de 1890 a 1893. Faleceu em 10 JAN 1895, no Rio de Janeiro.

Luiz Antonio Pereira Franco (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Salvador, na Bahia, em 19 OUT 1827. Foi um magistrado e político brasileiro. Agraciado com o Título de Barão Pereira Franco. Foi Deputado, Senador, Presidente da Província de Sergipe, Ministro da Marinha em duas oportunidades, Ministro da Guerra (interinamente), Ministro do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Faleceu em 20 JAN 1902, no Rio de Janeiro.

Duque de Caxias - Luiz Alves de Lima e Silva

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido a 25/08/1803, na Fazenda São Paulo - Vila de Porto da Estrela, atual Duque de Caxias/RJ. Assentou praça em 22/08/1808 no 1º Regimento de Infantaria de Linha da Corte. Cursou a Real Academia Militar e serviu em diversas Unidades. Deixou o Exército Brasileiro com mais de 70 anos de serviços prestados. Faleceu em 08/05/1880, na Fazenda Santa Mônica - Estação do Desengano - Japuranã. Em 23/08/1949, o Duque e a Duquesa tiveram seus restos mortais exumados e, em 25/08, depositados no Pantheon de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Como Comandante em Chefe das Forças em Operações, participou das seguintes campanhas: Balaiada, no Maranhão, Revoltas Liberais de 1942, em Minas Gerais e São Paulo; Revolução Farroupilha e na Campanha contra Uribe e Rosas, no Rio Grande do Sul. Foi o Chefe das Forças Imperiais no Paraguai, Comandante em Chefe das Forças Aliadas no Paraguai, Ajudante de Ordens de S.M. o Imperador e Conselheiro de Guerra. Na política foi Deputado da Assembleia Geral Legislativa pelo Maranhão, Senador pelo Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho de Ministros. Por sua representatividade, feitos e história como Soldado e Cidadão, comemora-se na sua data natalícia o DIA DO SOLDADO, além de ter sido homenageado como Patrono do Exército Brasileiro. Única personalidade brasileira a receber o título nobiliárquico de Duque.

Deputado João José de Oliveira Junqueira

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Salvador, na Bahia, em 10 MAR 1832. Foi um magistrado e político brasileiro. Exerceu a magistratura em diversas comarcas. Foi Deputado e Senador. Presidente das Províncias do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Foi Ministro da Justiça e da Guerra. Faleceu em 09 NOV 1887, no Rio de Janeiro.

Senador Domingos José Nogueira Jaguaribe

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Aracati, no Ceará, em 14 SET 1820. Foi um magistrado, jornalista e político brasileiro. Exerceu a magistratura em diversas comarcas. Foi Deputado e Senador pelo Partido Conservador. Foi Ministro da Guerra e agraciado com o título de Visconde de Jaguaribe, em 1888. Faleceu em 05 JUN 1890.

Visconde do Rio Branco - José Maria da Silva Paranhos

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Salvador, na Bahia, em 16 MAR 1819. Foi um diplomata, militar e jornalista brasileiro. Foi Deputado, Presidente do Conselho de Ministros. Presidente da Província do Rio de Janeiro. Ministro das Relações Exteriores, da Fazenda, da Marinha e da Guerra. Autor da Lei do Ventre Livre. Pai do futuro Barão do Rio Branco. Faleceu em 1º NOV 1880, no Rio de Janeiro.

Tenente-General João Frederico Caldwell

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Santarém, Portugal, em 1821. Foi um militar luso-brasileiro. Marechal, combateu na Revolução Pernambucana, na Guerra da Cisplatina, na Cabanagem e na Revolução Farroupilha. Foi Comandante das Armas do Grão-Pará e do Rio Grande do Sul e Ministro da Guerra (interinamente). Faleceu em 26 JAN 1873, no Rio de Janeiro.

Deputado Raimundo F. de Araújo Lima

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Lavras da Mangabeira, no Ceará, em 23 JUN 1818. Foi um magistrado e político brasileiro. Formado em Direito, exerceu diversos cargos na área jurídica. Foi Deputado Provincial pelo Partido Conservador. Atuou na Questão Religiosa e participou da Campanha Abolicionista. Faleceu em 21 NOV 1908, no Rio de Janeiro.

Barão de Muritiba - Manoel Vieira Tosta

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Cachoeira, na Bahia, em 12 JUL 1807. Foi um proprietário rural, juiz e desembargador e político brasileiro. Foi Deputado e Senador, Presidente das Províncias de Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ministro da Justiça, Marinha e da Guerra. Faleceu em 22 FEV 1896, no Rio de Janeiro.

Marquês de Paranaguá - João Lustosa da Cunha Paranaguá

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Livramento de Paranaguá, no Piauí, em 21 AGO 1821. Foi um magistrado e político brasileiro. Foi Presidente das Províncias do Maranhão, Pernambuco e Bahia. Presidente do Conselho de Ministros. Ministro das Relações Exteriores, Fazenda, Marinha e da Guerra. Agraciado com o título de Marquês, em 1888. Faleceu em 09 FEV 1912, no Rio de Janeiro.

Deputado José Antonio Saraiva

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Santo Amaro, na Bahia, em 1º MAIO 1823. Foi um advogado e político brasileiro. Um dos mais proeminentes políticos do Império. Foi Deputado, Presidente de cinco Províncias, Ministro em dez ocasiões, incluindo o Ministério da Guerra, por duas vezes (interinamente), duas vezes Presidente do Conselho de Ministros. Faleceu em 21 JUL 1895, em Salvador.

Barão de Uruguaiana - Angelo Muniz da Silva Ferraz

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Valença, no Rio de Janeiro, em 03 NOV 1812. Foi um magistrado e político brasileiro. Foi Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Presidente do Conselho de Ministros, Ministro da Fazenda e Ministro da Guerra. Agraciado com o título de Barão de Uruguaiana, em 1866. Faleceu em 18 JAN 1867, em Petrópolis.

Visconde de Camamu - José Egídio G. de Souza de Barbuda

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em 25 FEV 1808, na Ilha da Madeira, Portugal. Foi o 2º Visconde de Camamu. Militar luso-brasileiro, combateu na Revolução Farroupilha com as Tropas Legalistas. Foi Ministro da Guerra. Faleceu em 11 MAR 1867, no Rio de Janeiro.

Brigadeiro Henrique de Beaurepaire Rohan

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 12 MAIO 1812. Foi um nobre, militar e político brasileiro. Foi Conselheiro de Guerra e Vice-Presidente da Província do Paraná e Presidente das Províncias do Pará e Paraíba. Foi Ministro da Guerra e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Faleceu em 19 JUL 1894, no Rio de Janeiro.

Deputado Francisco Carlos de Araújo Brusque (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Porto Alegre, Província do Rio Grande do Sul, em 24 MAIO 1822. Foi um político brasileiro. Deputado, foi membro do Partido Liberal. Foi Presidente das Províncias de Santa Catarina e do Pará. Foi também Ministro da Marinha e da Guerra (interinamente). Faleceu em 23 SET 1886, em Pelotas.

Brigadeiro José Mariano de Matos

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em 1801, no Rio de Janeiro. Formado pela Escola Militar, foi Deputado no Rio Grande do Sul e aderiu aos Farrapos na Revolução Farroupilha. Foi Ajudante de Campo do Duque de Caxias na Guerra contra Oribe e Rosas. Foi Ministro da Guerra e um dos autores do brasão da bandeira do estado do Rio Grande do Sul. Faleceu em 05 JAN 1866.

Brigadeiro Antonio Manoel de Melo

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido na cidade de São Paulo, em 2 OUT 1802, galgou diversos postos, até Brigadeiro. Participou da Campanha Cisplatina, de 1824 a 1827. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Corte, Lente e Diretor do Observatório Astronômico da Escola Militar e Deputado do Império. Faleceu em 8 MAR 1866, em São Paulo.

Visconde de Santa Tereza – Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu no Rio de Janeiro, Capital do Império, em 02 NOV 1802. Foi um militar brasileiro. Agraciado com o título de Visconde de Santa Teresa. Marechal, lutou na Revolução Farroupilha e na Guerra da Tríplice Aliança, onde teve atuação destacada. Professor e Comandante da Escola Militar, Comandante do Corpo Municipal Permanente da Corte, atual Polícia Militar do Rio de Janeiro. Faleceu em 13 JAN 1879, no Rio de Janeiro.

Conde de Porto Alegre – Manoel Marques de Souza

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 13 JUN 1804. Foi um militar e político brasileiro. Agraciado com o título de Conde de Porto Alegre. Deputado, Marechal, lutou na Guerra contra Artigas, Guerra da Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra do Prata e Guerra da Tríplice Aliança, onde foi um dos grandes destaques. Faleceu em 18 JUL 1875, no Rio de Janeiro.

Duque de Caxias - Luiz Alves de Lima e Silva

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido a 25/08/1803, na Fazenda São Paulo - Vila de Porto da Estrela, atual Duque de Caxias/RJ. Assentou praça em 22/08/1808 no 1º Regimento de Infantaria de Linha da Corte. Cursou a Real Academia Militar e serviu em diversas Unidades. Deixou o Exército Brasileiro com mais de 70 anos de serviços prestados. Faleceu em 08/05/1880, na Fazenda Santa Mônica - Estação do Desengano - Japuranã. Em 23/08/1949, o Duque e a Duquesa tiveram seus restos mortais exumados e, em 25/08, depositados no Pantheon de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Como Comandante em Chefe das Forças em Operações, participou das seguintes campanhas: Balaiada, no Maranhão, Revoltas Liberais de 1942, em Minas Gerais e São Paulo; Revolução Farroupilha e na Campanha contra Uribe e Rosas, no Rio Grande do Sul. Foi o Chefe das Forças Imperiais no Paraguai, Comandante em Chefe das Forças Aliadas no Paraguai, Ajudante de Ordens de S.M. o Imperador e Conselheiro de Guerra. Na política foi Deputado da Assembleia Geral Legislativa pelo Maranhão, Senador pelo Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho de Ministros. Por sua representatividade, feitos e história como Soldado e Cidadão, comemora-se na sua data natalícia o DIA DO SOLDADO, além de ter sido homenageado como Patrono do Exército Brasileiro. Única personalidade brasileira a receber o título nobiliárquico de Duque.
 

Deputado Sebastião do Rego Barros

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em Pernambuco, em 18 AGO 1803, era Bacharel em Ciências Matemáticas pela Universidade de Gottingen, na Alemanha. Entrou para o Corpo de Engenheiros do Exército do Império, chegando até o posto de Tenente-Coronel. Foi Comendador das Ordens de Aviz e da Rosa. Publicou várias obras, entre as quais "Cartas de um Americano sobre as Vantagens do Governo Federativo". Foi Deputado desde os 27 anos. Foi o primeiro Conservador a ocupar a Pasta da Guerra. Em sua administração, realizou uma grande reorganização do Exército, por intermédio do Decreto de 22 FEV 1839. É da mesma época o Regulamento que reorganizou a Academia Real Militar, que passou a se chamar Escola Militar.
 

Brigadeiro Manoel Felizardo de Souza e Mello

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em 5 DEZ 1806, na freguesia de Campo Grande, então pertencente à Capitania do Rio de Janeiro. Habilitou-se com a carta de Bacharel em Matemática na Universidade de Coimbra. Na Carreira Militar, alcançou o posto de Marechal de Campo, quando foi reformado. Nomeado Presidente da Província do Ceará, em 1837, da Província de São Paulo, em 1843, Presidente da Província de Pernambuco, em 1860, Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Diretor da Escola Central (atual Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi também Deputado pela Província do Rio de Janeiro e participou, mais de uma vez, do Ministério. Faleceu no Rio de Janeiro, em 16 AGO 1866.
 

Deputado José Antonio Saraiva

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Santo Amaro, na Bahia, em 1º MAIO 1823. Foi um advogado e político brasileiro. Um dos mais proeminentes políticos do Império. Foi Deputado, Presidente de cinco Províncias, Ministro em dez ocasiões, incluindo o Ministério da Guerra, por duas vezes (interinamente), duas vezes Presidente do Conselho de Ministros. Faleceu em 21 JUL 1895, em Salvador.
 

Brigadeiro Jerônimo Francisco Coelho

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Laguna, então Província de Santa Catarina, a 30 SET 1806. Filho do Sargento-Mor Antônio Francisco Coelho, assentou praça como 1º Cadete em 1813, aos 7 anos. Fez cursos de matemática e engenharia na Academia Real Militar. Serviu em unidades de artilharia e engenharia, chegando ao posto de Brigadeiro. Ocupou os cargos de Vice-Presidente da Província de Santa Catarina, de Presidente e Comandante das Armas do Grão-Pará e do Rio Grande do Sul, Diretor da Fábrica de Pólvora Estrela, do Arsenal de Guerra da Corte e da Escola de Aplicação do Exército. Faleceu em 16 JAN 1860, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
 

Duque de Caxias - Luiz Alves de Lima e Silva

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido a 25/08/1803, na Fazenda São Paulo - Vila de Porto da Estrela, atual Duque de Caxias/RJ. Assentou praça em 22/08/1808 no 1º Regimento de Infantaria de Linha da Corte. Cursou a Real Academia Militar e serviu em diversas Unidades. Deixou o Exército Brasileiro com mais de 70 anos de serviços prestados. Faleceu em 08/05/1880, na Fazenda Santa Mônica - Estação do Desengano - Japuranã. Em 23/08/1949, o Duque e a Duquesa tiveram seus restos mortais exumados e, em 25/08, depositados no Pantheon de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Como Comandante em Chefe das Forças em Operações, participou das seguintes campanhas: Balaiada, no Maranhão, Revoltas Liberais de 1942, em Minas Gerais e São Paulo; Revolução Farroupilha e na Campanha contra Uribe e Rosas, no Rio Grande do Sul. Foi o Chefe das Forças Imperiais no Paraguai, Comandante em Chefe das Forças Aliadas no Paraguai, Ajudante de Ordens de S.M. o Imperador e Conselheiro de Guerra. Na política foi Deputado da Assembleia Geral Legislativa pelo Maranhão, Senador pelo Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho de Ministros. Por sua representatividade, feitos e história como Soldado e Cidadão, comemora-se na sua data natalícia o DIA DO SOLDADO, além de ter sido homenageado como Patrono do Exército Brasileiro. Única personalidade brasileira a receber o título nobiliárquico de Duque.

Brigadeiro Pedro de Alcantara Bellegarde

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em 13 DEZ 1807, a bordo da Nau Príncipe Real, na vinda da Família Real ao Brasil, filho do Major de Artilharia francês Norberto Jorge Bellegarde e de D. Maria Antonio de Niemaier Bellegarde. Assentou praça como Cadete, em 1811. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Corte e Professor da Escola Militar. Foi ainda Ministro da Marinha, da Agricultura e Cônsul-Geral no Paraguai. Faleceu em 12 FEV 1864.
 

Marechal de Campo João Paulo dos Santos Barreto

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido no Rio de Janeiro, a 28 ABR 1788. Fez o curso de engenharia na Academia Real Militar, no Rio de Janeiro. Foi promovido ao posto de Marechal de Exército. Deu exemplos de bravura na repressão à Revolta de Forças de Marinha, na Ilha das Cobras, em 1831. Foi Governador das Armas e Presidente do Pará. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Corte e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e de outras Sociedades Científicas. Faleceu em 1864.
 

Deputado Joaquim Antão Fernandes Leão

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Itaverava/MG, em 17 JAN 1809. Foi Deputado, Senador, membro do Conselho do Imperador e Presidente das Províncias do Rio Grande do Sul e da Bahia. Faleceu em 11 ABR 1887.
 

Brigadeiro Manoel Felizardo de Souza e Mello

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em 5 DEZ 1806, na freguesia de Campo Grande, então pertencente à Capitania do Rio de Janeiro. Habilitou-se com a carta de Bacharel em Matemática na Universidade de Coimbra. Na Carreira Militar, alcançou o posto de Marechal de Campo, quando foi reformado. Nomeado Presidente da Província do Ceará, em 1837, da Província de São Paulo, em 1843, Presidente da Província de Pernambuco, em 1860, Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Diretor da Escola Central (atual Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi também Deputado pela Província do Rio de Janeiro e participou, mais de uma vez, do Ministério. Faleceu no Rio de Janeiro, em 16 AGO 1866.

Brigadeiro Antonio Manoel de Melo

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido na cidade de São Paulo, em 2 OUT 1802, galgou diversos postos, até Brigadeiro. Participou da Campanha Cisplatina, de 1824 a 1827. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Corte, Lente e Diretor do Observatório Astronômico da Escola Militar e Deputado do Império. Faleceu em 8 MAR 1866, em São Paulo.
 

Marechal de Campo João Paulo dos Santos Barreto

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido no Rio de Janeiro, a 28 ABR 1788. Fez o curso de engenharia na Academia Real Militar, no Rio de Janeiro. Foi promovido ao posto de Marechal de Exército. Deu exemplos de bravura na repressão à Revolta de Forças de Marinha, na Ilha das Cobras, em 1831. Foi Governador das Armas e Presidente do Pará. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Corte e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e de outras Sociedades Científicas. Faleceu em 1864.

Visconde de Albuquerque - Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido a 21 AGO 1797, em Pernambuco. Assentou praça como Cadete com cerca de dez anos de idade. Oficial, chegou até o posto de Tenente Coronel, quando foi reformado. Foi Deputado por Pernambuco, Senador do Império, Conselheiro de Estado, Ministro da Fazenda do Império, da Marinha e da Guerra em diversos Gabinetes. Dignitário da Ordem do Cruzeiro. Cavaleiro da Ordem de Cristo, recebeu, ainda, o título de Visconde de Albuquerque.

Brigadeiro Jerônimo Francisco Coelho

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em Laguna, então Província de Santa Catarina, a 30 SET 1806. Filho do Sargento-Mor Antônio Francisco Coelho, assentou praça como 1º Cadete em 1813, aos 7 anos. Fez cursos de matemática e engenharia na Academia Real Militar. Serviu em unidades de artilharia e engenharia, chegando ao posto de Brigadeiro. Ocupou os cargos de Vice-Presidente da Província de Santa Catarina, de Presidente e Comandante das Armas do Grão-Pará e do Rio Grande do Sul, Diretor da Fábrica de Pólvora Estrela, do Arsenal de Guerra da Corte e da Escola de Aplicação do Exército. Faleceu em 16 JAN 1860, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. 

Marechal de Campo Salvador José Maciel

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Era natural de Lisboa, Portugal, onde nasceu, em 27 NOV 1781. Entrou para a carreira das Armas em 1796. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Bahia. Ocupou, ainda, os cargos de Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Inspetor e Organizador das Milícias de Pernambuco, Diretor da Escola Militar e Deputado pelo Rio Grande do Sul. Reformou-se como Marechal de Campo Graduado.

Deputado José Clemente Pereira

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em Portugal, num povoado da Comarca de Trancoso, a 17 FEV 1787. Veio ao Brasil em 1815 e, desde, então, passou a ser um grande abnegado servidor da Pátria. Foi Juiz de Foro, em Niterói, não tardando a participar, com projeção cada vez maior, no movimento que resultaria a Independência do Brasil. Em ABR 1821, foi um dos feridos durante os graves eventos que se deram ao fim da Assembleia de Eleitores, então reunida no Rio. Meses depois, estava à frente do movimento que determinou o "Fico". É interessante notar que a ele se deve a realização da primeira Exposição de Pintura, no Rio.

Visconde de Suassuna - Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em Jaboatão, Província de Pernambuco, em 10 JUN 1793, ocupou a Pasta da Guerra em 24 JUL 1840. Senador do Império, era membro de uma família que ainda daria ao País outros vultos eminentes. O General Francisco de Paula era um combatente da causa da liberdade, ainda sob D. João VI. Em 1817, durante a Revolução Pernambucana, comandara tropas revolucionárias que enfrentavam, no salto da Província, o exército de Cogominho de Lacerda, destacando-se, em especial, no combate de Utinga. Em 1837, governou a Província de Pernambuco. Faleceu em 28 JAN 1880.

Marechal de Campo Salvador José Maciel

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Era natural de Lisboa, Portugal, onde nasceu, em 27 NOV 1781. Entrou para a carreira das Armas em 1796. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Bahia. Ocupou, ainda, os cargos de Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Inspetor e Organizador das Milícias de Pernambuco, Diretor da Escola Militar e Deputado pelo Rio Grande do Sul. Reformou-se como Marechal de Campo Graduado.

Conde de Lages - Dom João Vieira de Carvalho

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em Olivença, Portugal, em 1781, assentou praça em 1796, no Colégio dos Nobres. Após lutar contra os franceses, em 1808, seguiu para o Brasil com a Família Real. Veterano das Campanhas de 1811-1812 e na Guerra contra Artigas, em 1817, destacou-se na Batalha de Catalão. Membro do Partido Conservador e partidário de D. Pedro I, foi Ministro em diversas Pastas, por nove períodos diferentes. Um dos articuladores da Maioridade de D. Pedro II, foi Senador do Império e Presidente da Província do Ceará. Faleceu em 1º ABR 1847.

Chefe de Divisão Jacinto Roque de Souza Pereira (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Figura notável, ocupou, interinamente, o cargo de ministro da Guerra no Gabinete de 16 ABR até 10 MAIO seguinte. Já ocupava a Pasta da Marinha. Distinguiu-se em vários feitos navais, de 1818 a 1827, sobretudo no Prata, onde comandou a Esquadrilha do Uruguai. Foi Diretor da Escola de Marinha. Era do Conselho do Imperador e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Faleceu a 28 JUN 1850, no Rio de Janeiro.

Visconde de Itaboraí - Joaquim José Rodrigues Torres (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido na Freguesia de Itaborahy, Província do Rio de Janeiro, a 13 DEZ 1802, o então Ministro da Marinha ocupou a Pasta da Guerra, interinamente, em 5 MAR 1839. Foi uma das grandes figuras do Império. A frente da Pasta da Marinha, na qual ocupou várias vezes, realizou uma administração sempre muito efetiva. Destacou-se também na Pasta da Fazenda. Foi um dos mais notáveis Chefes do Partido Conservador, foi Presidente do Conselho de Ministros mais de uma vez. Formado pela Universidade de Coimbra, foi lente da Academia Real Militar, ainda muito jovem. Senador e Conselheiro de Estado, foi também um dos que serviram à causa da extinção da escravidão do País.

Deputado Sebastião do Rego Barros

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em Pernambuco, em 18 AGO 1803, era Bacharel em Ciências Matemáticas pela Universidade de Gottingen, na Alemanha. Entrou para o Corpo de Engenheiros do Exército do Império, chegando até o posto de Tenente-Coronel. Foi Comendador das Ordens de Aviz e da Rosa. Publicou várias obras, entre as quais "Cartas de um Americano sobre as Vantagens do Governo Federativo". Foi Deputado desde os 27 anos. Foi o primeiro Conservador a ocupar a Pasta da Guerra. Em sua administração, realizou uma grande reorganização do Exército, por intermédio do Decreto de 22 FEV 1839. É da mesma época o Regulamento que reorganizou a Academia Real Militar, que passou a se chamar Escola Militar.

Senador José Saturnino da Costa Pereira

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido na Colônia do Sacramento, a 21 NOV 1773. Foi lente da Escola Militar, Coronel do Imperial Corpo de Engenheiros, datando de 1827 a sua escolha para Senador. De grande cultura científica, publicou os livros "Elementos de Mecânica", "Elementos de Geodésia", "Elementos de Cálculo Diferencial e de Cálculo Integral", "Dicionário Topográfico do Império do Brasil", além de outras obras.

Marechal de Campo Salvador José Maciel

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Era natural de Lisboa, Portugal, onde nasceu, em 27 NOV 1781. Entrou para a carreira das Armas em 1796. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Bahia. Ocupou, ainda, os cargos de Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Inspetor e Organizador das Milícias de Pernambuco, Diretor da Escola Militar e Deputado pelo Rio Grande do Sul. Reformou-se como Marechal de Campo Graduado.

Conde de Lages - Dom João Vieira de Carvalho

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido em Olivença, Portugal, em 1781, assentou praça em 1796, no Colégio dos Nobres. Após lutar contra os franceses, em 1808, seguiu para o Brasil com a Família Real. Veterano das Campanhas de 1811-1812 e na Guerra contra Artigas, em 1817, destacou-se na Batalha de Catalão. Membro do Partido Conservador e partidário de D. Pedro I, foi Ministro em diversas Pastas, por nove períodos diferentes. Um dos articuladores da Maioridade de D. Pedro II, foi Senador do Império e Presidente da Província do Ceará. Faleceu em 1º ABR 1847.

Barão de Suruí - Brigadeiro Manoel da Fonseca Lima e Silva

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Filho do Marechal José Joaquim de Lima e Silva, nasceu no Rio de Janeiro, em 10 JUN 1793. Era tio do futuro Duque de Caxias. Assentou praça de 1º Cadete em 1806 e cursou a Academia Real Militar. Além da Pasta da Guerra, que ocupou por duas vezes, foi Presidente da Província de São Paulo, sendo agraciado, em dezembro de 1854, com o título de Barão de Suruí. Foi sob sua administração que foi criada, em 18 AGO 1831, a Guarda Nacional, para substituir as Milícias, Ordenanças e Guardas Municipais, então extintas.

Barão de Itapicurú-Mirim - José Félix Pereira Pinto Burgos

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido no Maranhão em 1780, este chefe militar destacou-se por ocasião das Lutas da Independência, naquele estado. A 17 JUN 1823, em Itapicuru, com a tropa que comandava, aderiu a causa brasileira. Foi Presidente da Província do Pará de 28 MAIO 1825 a 14 ABR 1828 e de 18 JUL 1830 a 19 JUL 1831. Faleceu em 9 ABR 1854, no Rio de Janeiro.

Deputado Joaquim Vieira da Silva e Souza (Interino)

Interino: Sim

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu em São Luís, em 12 JAN 1800. Foi um magistrado e político brasileiro. Foi Deputado, Senador, Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Presidente das Províncias do Rio Grande do Norte, em duas oportunidades, e do Maranhão. Foi Ministro dos Negócios do Império, da Marinha e da Guerra (interinamente). Faleceu em 23 JUN 1864, em São Luís.

Marechal de Campo João Paulo dos Santos Barreto

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido no Rio de Janeiro, a 28 ABR 1788. Fez o curso de engenharia na Academia Real Militar, no Rio de Janeiro. Foi promovido ao posto de Marechal de Exército. Deu exemplos de bravura na repressão à Revolta de Forças de Marinha, na Ilha das Cobras, em 1831. Foi Governador das Armas e Presidente do Pará. Foi Diretor do Arsenal de Guerra da Corte e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e de outras Sociedades Científicas. Faleceu em 1864.

Barão de Tramandaí - Brigadeiro Antero José Ferreira de Brito

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nascido a 11 JAN 1787, em 13 SET 1832, assumia a Pasta como titular da Guerra do Gabinete Campos Vergueiro que, naquele momento, exercia o cargo de Comandante das Armas da Corte e da Província do Rio de Janeiro. Participou da Campanha da Cisplatina, de 1811-1812. Por seu valor e capacidade, rapidamente galgou postos na hierarquia militar, fazendo as Campanhas de 1816 a 1820 no posto de Sargento-Mor. O Barão de Tramandaí deixou a Pasta ao organizar-se o último Gabinete da Regência Trina.

Brigadeiro Bento Barroso Pereira

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nasceu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina/MG, em 02 OUT 1785. Foi um militar, engenheiro e político brasileiro. Ministro da Guerra por duas ocasiões e Ministro da Marinha. Senador e Presidente do Senado do Império do Brasil. Faleceu em 08 FEV 1837, em Niterói.

Barão de Suruí - Brigadeiro Manoel da Fonseca Lima e Silva

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Filho do Marechal José Joaquim de Lima e Silva, nasceu no Rio de Janeiro, em 10 JUN 1793. Era tio do futuro Duque de Caxias. Assentou praça de 1º Cadete em 1806 e cursou a Academia Real Militar. Além da Pasta da Guerra, que ocupou por duas vezes, foi Presidente da Província de São Paulo, sendo agraciado, em dezembro de 1854, com o título de Barão de Suruí. Foi sob sua administração que foi criada, em 18 AGO 1831, a Guarda Nacional, para substituir as Milícias, Ordenanças e Guardas Municipais, então extintas.

Tenente-General Joaquim de Oliveira Alvares

Interino: Nao

Periodo: II Reinado

Biografia:

Nascido na Ilha da Madeira, Portugal em 1766, estudou em Londres, Paris e Coimbra. Ferrenho defensor da causa brasileira na Independência, foi um dos artífices do Dia do Fico.
 

Conde de Lages - Dom João Vieira de Carvalho

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido em Olivença, Portugal, em 1781, assentou praça em 1796, no Colégio dos Nobres. Após lutar contra os franceses, em 1808, seguiu para o Brasil com a Família Real. Veterano das Campanhas de 1811-1812 e na Guerra contra Artigas, em 1817, destacou-se na Batalha de Catalão. Membro do Partido Conservador e partidário de D. Pedro I, foi Ministro em diversas Pastas, por nove períodos diferentes. Um dos articuladores da Maioridade de D. Pedro II, foi Senador do Império e Presidente da Província do Ceará. Faleceu em 1º ABR 1847.

Tenente General José Manoel de Morais

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Foi um militar brasileiro. Ministro da Guerra por curto período, no 1º Reinado. Participou do episódio conhecido como "Noite da Agonia", quando D. Pedro I, dissolveu a Assembleia Constituinte de 1823.

Conde do Rio Pardo - Tomás Joaquim Pereira Valente

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nasceu no Porto, em Portugal, em 1790. Foi um militar e político luso brasileiro. 1º Barão e Conde do Rio Pardo. Foi Governador da Capitania de Santa Catarina, Presidente da Província do Piauí e Ministro da Guerra. Marechal, foi Comandante em Chefe das Tropas Legalistas, durante a Revolução Farroupilha, em 1841, no Rio Grande do Sul. Faleceu em 30 AGO 1849, no Rio de Janeiro.

Tenente-General Joaquim de Oliveira Alvares

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido na Ilha da Madeira, Portugal em 1766, estudou em Londres, Paris e Coimbra. Ferrenho defensor da causa brasileira na Independência, foi um dos artífices do Dia do Fico.

Visconde de Jerumirim - Francisco Cordeiro da Silva Torres de Souza Melo e Alvim

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nasceu na Quinta da Olaia, Ourém, Portugal, em 24 FEV 1775. Foi um militar e engenheiro luso-brasileiro. Foi professor da Academia Real Militar e Ministro da Guerra. Coordenou obras de encanamento de água em vários pontos do Rio de Janeiro. Foi Sócio Fundador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Faleceu em 08 MAIO 1856, no Rio de Janeiro.

Brigadeiro Bento Barroso Pereira

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nasceu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina/MG, em 02 OUT 1785. Foi um militar, engenheiro e político brasileiro. Ministro da Guerra por duas ocasiões e Ministro da Marinha. Senador e Presidente do Senado do Império do Brasil. Faleceu em 08 FEV 1837, em Niterói.

Conde de Lages - Dom João Vieira de Carvalho

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido em Olivença, Portugal, em 1781, assentou praça em 1796, no Colégio dos Nobres. Após lutar contra os franceses, em 1808, seguiu para o Brasil com a Família Real. Veterano das Campanhas de 1811-1812 e na Guerra contra Artigas, em 1817, destacou-se na Batalha de Catalão. Membro do Partido Conservador e partidário de D. Pedro I, foi Ministro em diversas Pastas, por nove períodos diferentes. Um dos articuladores da Maioridade de D. Pedro II, foi Senador do Império e Presidente da Província do Ceará. Faleceu em 1º ABR 1847.

Coronel Francisco Vilela Barbosa

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nasceu em 20 NOV 1769, no Rio de Janeiro. Foi um militar e político brasileiro. Agraciado com o título de Marquês de Paranaguá. Foi Intendente do Rio de Janeiro, Senador, Ministro dos Negócios do Império, Ministro da Marinha em 5 ocasiões e Ministro da Guerra (interinamente). Foi também Presidente do Senado do Império. Faleceu em 11 SET 1846, no Rio de Janeiro.

Marquês de Sabará - João Gomes da Silveira Mendonça

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido em 1781, era natural da Província de Minas Gerais. Praça de 1801, foi Deputado brasileiro às Cortes, em Lisboa, em 1821. Durante sua vida, foi Conselheiro de Estado, Deputado e Senador do Império. Faleceu aos 48 anos, em 2 JUL 1827.

Coronel Francisco Vilela Barbosa

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nasceu em 20 NOV 1769, no Rio de Janeiro. Foi um militar e político brasileiro. Agraciado com o título de Marquês de Paranaguá. Foi Intendente do Rio de Janeiro, Senador, Ministro dos Negócios do Império, Ministro da Marinha em 5 ocasiões e Ministro da Guerra (interinamente). Foi também Presidente do Senado do Império. Faleceu em 11 SET 1846, no Rio de Janeiro.

Visconde do Rio Comprido - José Luiz de Oliveira Barbosa

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido na Fortaleza de São João, Rio de Janeiro, onde seu avô era Comandante, em 22 AGO 1753. Assentou Praça como Cadete, em 1775, no Regimento de Artilharia. Foi Governador, Capitão-Geral de Angola e Ministro do Conselho Supremo Militar e de Justiça (atual STM). Faleceu no Rio de Janeiro, em 2 MAIO 1844.

Conde de Lages - Dom João Vieira de Carvalho

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido em Olivença, Portugal, em 1781, assentou praça em 1796, no Colégio dos Nobres. Após lutar contra os franceses, em 1808, seguiu para o Brasil com a Família Real. Veterano das Campanhas de 1811-1812 e na Guerra contra Artigas, em 1817, destacou-se na Batalha de Catalão. Membro do Partido Conservador e partidário de D. Pedro I, foi Ministro em diversas Pastas, por nove períodos diferentes. Um dos articuladores da Maioridade de D. Pedro II, foi Senador do Império e Presidente da Província do Ceará. Faleceu em 1º ABR 1847.

Brigadeiro Luiz Pereira de Nóbrega de Souza Coutinho

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nasceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 1760, foi o primeiro brasileiro a ocupar a Pasta da Guerra. Foi um dos idealizadores do Dia do Fico e da Independência do Brasil. Permaneceu no cargo de Ministro até outubro de 1822. Foi Deputado na Assembleia Geral até sua morte, em 21 DEZ 1826. É considerado o 1º Presidente da Câmara dos Deputados.

Tenente-General Joaquim de Oliveira Alvares

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido na Ilha da Madeira, Portugal em 1766, estudou em Londres, Paris e Coimbra. Ferrenho defensor da causa brasileira na Independência, foi um dos artífices do Dia do Fico.

Francisco José Vieira (Interino)

Interino: Sim

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Foi um diplomata português. Serviu no Rio de Janeiro como Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Marechal de Campo Carlos Frederico de Caula

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Primeiro Ministro da recém-criada Secretaria da Guerra. Nascido em Lisboa, Portugal, em 1º ABR 1766, veio para o Brasil com a Família Real em 1808, porém, na luta pela Independência, aderiu à causa portuguesa e retornou àquele país em 1822, vindo a falecer em 21 SET 1835.

Silvestre Pinheiro Ferreira

Interino: Nao

Periodo: Regência e I Reinado

Biografia:

Nascido em Lisboa, Portugal, e formado em Coimbra, emigrou com a Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808. Na Colônia, foi o Diretor da Imprensa Régia e o articulador da criação de uma Secretaria exclusiva para a Guerra, o que se realizou em 1821.

Conde de Palmela - D. Pedro de Souza e Holstein

Interino: Nao

Periodo: Reinado D. João VI

Biografia:

Nascido em Turim, Itália, em 1751, mas de família portuguesa com longa ascendência nobre europeia, foi o representante de Portugal no Congresso de Viena, em 1815.

Desembargador Tomás Antonio Vilannova Portugal

Interino: Nao

Periodo: Reinado D. João VI

Biografia:

Nascido em Lisboa, Portugal, a 18 SET 1755, formou-se em Leis (Direito) em Coimbra. Vindo ao Brasil com a Corte Portuguesa, foi Chanceler-Mor do Reino. Acumulou as funções de Ministro da Marinha, da Fazenda, de Negócios Estrangeiros e da Guerra. É o criador do Museu Nacional e determinou a vinda da Biblioteca do Infantado de Portugal, origem da Biblioteca Nacional. Faleceu em 16 MAIO 1839.

Barão de Itaguaí - Deputado João Paulo Bezerra (Interino)

Interino: Sim

Periodo: Reinado D. João VI

Biografia:

Nasceu em Portugal, em 27 MAIO 1756. Foi um político, magistrado e diplomata português. Agraciado com o título de Barão de Itaguaí. Foi 1º Ministro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Ministro e Secretário dos Negócios de Estado, Ministro da Fazenda e Ministro da Guerra (interinamente). Faleceu em 29 NOV 1817, no Rio de Janeiro.

Conde da Barca - D. Antônio de Araújo Azevedo

Interino: Nao

Periodo: Reinado D. João VI

Biografia:

Estudante de Humanidades na Universidade do Porto, nascido em Ponte de Lima, Portugal, em 14 MAIO 1754, foi Ministro da Marinha e Domínios Ultramarinos desde 1814. Faleceu no Rio de Janeiro, em 21 JUN 1817.

Marquês de Aguiar - D. Fernando José Portugal e Castro

Interino: Nao

Periodo: Reinado D. João VI

Biografia:

Ex-Governador da Bahia e último Vice-Rei do Brasil, o Marquês de Aguiar nasceu em Lisboa, Portugal em 4 DEZ 1752 e estudou em Coimbra. Faleceu no Rio de Janeiro, em 24 JAN 1817.

Conde das Galveas - D. João de Almeida Mello e Castro

Interino: Nao

Periodo: Reinado D. João VI

Biografia:

Nascido em Lisboa, Portugal, a 23 JAN 1756, era descendente do 5º Vice-Rei do Brasil, D. André de Mello e Castro. Acompanhando a Família Real ao Brasil em 1808, foi Secretário de Marinha e Ultramar. Assumiu a Pasta da Guerra e foi um dos artífices da pacificação da Banda Oriental. Faleceu em 18 JAN 1814, sendo sepultado na Igreja de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro.

Conde de Linhares - D. Rodrigo de Souza Coutinho

Interino: Nao

Periodo: Reinado D. João VI

Biografia:

Nascido em Chaves, Trás-os-Montes, Portugal, em 4 AGO 1755. Diplomata renomado, foi um dos artífices da transmigração da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808. Como Secretário dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, foi o criador do Conselho Superior Militar e de Justiça (atual Superior Tribunal Militar), da Real Academia Militar (atual AMAN), do Real Archivo Militar (atual Arquivo Histórico do Exército), dos Dragões da Independência (atual 1º Regimento de Cavalaria de Guardas) e da Imprensa Régia. Faleceu a 26 FEV 1812, sendo sepultado com honras no Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro.