Quadro Auxiliar de Oficiais
O Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) foi criado pelo Decreto Presidencial nº 84.333, de 20 de dezembro de 1979.
O QAO é formado por militares que atingiram o oficialato após uma carreira como sargentos e subtenentes e podem ascender ao posto de 2º tenente por merecimento, encerrando a carreira como capitães.
Seus integrantes destacam-se, essencialmente, pela experiência. A distinção da promoção é fruto de reconhecimento de méritos incontestáveis; é respaldada por destacadas qualidades pessoais, pelo profissionalismo, evidenciado diuturnamente pelo apego a uma vida que exige espírito de sacerdócio e inabalável vocação castrense.
Por seu valor e experiência na Força, os oficiais do QAO desempenham atividades nas áreas de Administração Geral, Material Bélico, Música, Topografia, Serviço de Saúde e Auxiliar de Estado-Maior Pessoal. Além disso, exercem funções de chefia, de assessoramento e de confiança nas organizações militares.
De acordo com o publicado no Decreto nº 85.097, de 20 de agosto de 1980, o Tenente Antônio João Ribeiro foi instituído como Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais. Considerado um consagrado herói nacional por suas atitudes frente ao inimigo, demonstrou toda a bravura, patriotismo e firme determinação, características marcantes do Soldado Brasileiro. A designação como Patrono do QAO homenageia o exemplar guerreiro, forjado inteiramente na caserna, desde soldado recruta voluntário até a justa promoção ao oficialato e aponta-o como fanal aos integrantes do QAO.