Comandante do Exército

GENERAL DE EXÉRCITO  PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

 

O General de Exército PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2018.

 

Nascido em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu (CE), é filho de José Adolfo de Oliveira (in memoriam) e Lindalva Nogueira de Oliveira.

 

Incorporou às fileiras do Exército em 4 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1976. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1980.

 

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou o Curso de Operações na Selva e diversos outros estágios, dentre eles o de Combatente de Montanha, Operações Psicológicas e Comunicação Social.

 

Durante sua vida militar, serviu em unidades de Infantaria como o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa (PB); o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Garanhuns (PE); e o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém (PA). Foi, também, instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras em três oportunidades, tendo sido o Comandante do Curso de Infantaria em uma delas.

 

Como tenente-coronel, comandou o 10º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha, em Juiz de Fora (MG), no biênio 2003-2004.

 

Como coronel, foi designado para o cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no México, onde permaneceu por dois anos.

 

Ainda como coronel, foi classificado por término de missão no exterior na Diretoria de Avaliação e Promoções, em Brasília (DF), onde desempenhou as funções de Chefe da 1ª Seção e Subdiretor.

 

Como oficial-general, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS); Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM); Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus (AM); Comandante da 12ª Região Militar, em Manaus (AM); Subchefe de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em Brasília (DF); Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF); Comandante Militar do Norte, em Belém (PA); e Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, em Brasília (DF).

 

Durante sua carreira militar, foi agraciado com inúmeras condecorações, dentre as quais se destacam: a Ordem do Mérito da Defesa, no grau Grande Oficial; a Ordem do Mérito Militar e de Rio Branco, no grau Grã Cruz; e as Ordens do Mérito Naval, Aeronáutico, do Ministério Público Militar e do Judiciário Militar; além da Medalha do Pacificador e do Distintivo de Comando Dourado.

 

O General PAULO SÉRGIO é casado com a senhora MARIA DAS NEVES PAIVA FRANÇA DE OLIVEIRA, e o casal possui três filhos: o Major de Infantaria DANILO, o Major de Infantaria RAFAEL OLIVEIRA e LUCAS, engenheiro de sistemas formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 

Versões em pdf para impressão:

.: Português.

.: Inglês.

.: Espanhol.