Avisos

Exército Brasileiro participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

Brasília (DF) – Material de Comunicações, tecnologia de geoinformação e veículos blindados são alguns dos equipamentos que o Exército Brasileiro colocou em exibição para os visitantes da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 7 a 13 de dezembro no pavilhão de exposições do Parque da Cidade em Brasília.

 

Militares de Brasília e Goiás participaram da atividade que é voltada para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio e tem como objetivo apresentar os projetos e programas desenvolvidos pelo Exército na área de Ciência e Tecnologia de forma acessível para a população, estimulando a curiosidade e o interesse pelo tema. No estande do Exército é possível conhecer equipamentos de confecção de cartas cartográficas, veículos blindados, como o Guarani, a lançadora de foguetes ASTROS 2020, além de instrumentos de telecomunicações, mapeamento e desenvolvimento de sistemas informatizados.

 

Devido à pandemia da COVID-19, o evento já ocorreu parcialmente online, com atividades por meio do portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no mês de outubro, no qual foi comemorado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

Dando continuidade à atividade, de 7 a 13 de dezembro, acontece a exposição presencial, que tem como tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira". As ações do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações são coordenadas pelo MCTI com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema.  A SNCT é aberta ao público e contará com a participação de convidados do setor público e privado, profissionais que atuam na academia e/ou mercado. Adicionalmente, o evento promoverá uma série de palestras, minicursos, mesas-redondas, relatos de experiências, apresentações de trabalhos e atrações culturais.

   

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

 

No âmbito do Exército Brasileiro, o Departamento de Ciência e Tecnologia é o responsável por coordenar as atividades desenvolvidas durante a SNCT.