Perguntas frequentes sobre Ingresso no Exército

4. Como mulheres podem entrar no Exército Brasileiro?

Resposta: Para se tornar Sargento ou Oficial do Quadro Permanente do Exército Brasileiro há necessidade de ser aprovada em concurso público de âmbito nacional, de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade, para as seguintes escolas militares:
 

4.1.Escola Preparatória de Cadetes do Exército (www.espcex.eb.mil.br) é a porta de entrada da Academia Militar das Agulhas Negras (www.aman.eb.mil.br) - para quem está cursando ou já possui o 3º ano do ensino médio, para homens e mulheres.
 

4.2. O Instituto Militar de Engenharia (www.ime.eb.mil.br/pt) é destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia, para homens e mulheres.
 

4.3. A Escola de Saúde do Exército (www.essex.eb.mil.br) é o estabelecimento de ensino responsável pela formação dos oficiais do Quadro Médico, Farmacêutico e Dentistas do Serviço de Saúde, para ambos os sexos.
 

4.4. A Escola de Formação Complementar do Exército (www.esfcex.eb.mil.br) oferece vagas para homens e mulheres que tenham concluído o ensino superior nas áreas de interesse do concurso.
 

4.5. A Escola de Sargentos de Logística (www.esslog.eb.mil.br).  Sexo masculino ou feminino, é preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.
 

4.6. Seleção para oficial temporário no Estágio de Serviço Técnico (EST) ou Estágio de Adaptação e Serviço (EAS). Há ainda a possibilidade do ingresso por meio do processo seletivo para Estágio Básico de Sargento Básico (EBST). Informações sobre as inscrições e vagas para sargento ou oficial temporário podem ser obtidas junto à Seção de Serviço Militar Regional mais próxima de sua residência. ( www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario)