1º RCG – Dragões da Independência realizam a substituição da Bandeira Nacional

 

Brasília (DF) – O 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), “Dragões da Independência”, participou, na manhã de domingo, dia 5 de fevereiro, da cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A solenidade contou com a assistência de militares, dentre eles oficiais-generais do Alto-Comando, além de Embaixadores, convidados, e do público em geral.

 

Uma vez por mês, a Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes é substituída em solenidade realizada, por meio de revezamento entre a Marinha, o Exército, a Aeronáutica, o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar e o Governo do Distrito Federal (GDF). O rodízio é coordenado pelo Ministério da Defesa. O objetivo é despertar e desenvolver na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.

 

Sendo o maior Pavilhão Nacional do País, a Bandeira está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 286 metros quadrados, presa por 24 hastes metálicas, que representam o diálogo e a convergência entre as Unidades da Federação e  os Poderes da República. Na base do mastro está escrita a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria".

Fonte: 1º RCG