MENSAGEM DO COMANDANTE DO EXÉRCITO NR 020-2018

Publicação: Sex, 13 julho 2018

 

           Meus amigos!

 

Compartilho, de maneira muito especial, o meu entusiasmo e o meu mais profundo respeito àqueles que direta ou indiretamente estão ligados ao nosso Sistema Colégio Militar do Brasil.

 

Nossos Colégios Militares são um exemplo e um orgulho para o Exército e para a sociedade brasileira, tendo angariado o respeito perante as mais renomadas instituições internacionais. Os expressivos resultados educacionais, no Brasil e no exterior, são reflexos da competência e do esforço de todos aqueles que integram a nossa querida Família Garança.

 

Além da qualidade do ensino, já consolidada, os alunos dos 13 Estabelecimentos de Ensino demonstraram atributos e comportamentos necessários a todo cidadão brasileiro, cultuando valores e demonstrando garra, espírito de equipe e de confraternização por ocasião dos XII Jogos da Amizade, realizados, de 2 a 7 de julho, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Cerca de 1.500 estudantes, representantes de todas as regiões do Brasil, competiram em 11 modalidades esportivas e participaram de diversos eventos culturais e atividades cívicas. Minha mais efusiva continência aos futuros profissionais e líderes que conduzirão os destinos do nosso País nos anos vindouros.

 

A concepção dos Jogos da Amizade vai ao encontro da necessidade e da importância do desenvolvimento e da manutenção da higidez física como fonte de saúde. Nesse aspecto, gostaria de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Capacitação Física do Exército que, por intermédio de suas Organizações Militares subordinadas, é o berço de excelência dos assuntos ligados à preparação física, visando à saúde, à operacionalidade e à qualidade de vida. O acompanhamento das informações relativas à área da Educação Física, por meio do portal e das mídias sociais do CCFEx, é fonte de orientações aos nossos militares da ativa e da reserva, bem como aos integrantes da Família Militar.

 

Nosso Exército é rico em tradições e justo em reconhecer aqueles que dedicam suas vidas a servir ao Brasil e à humanidade. O Cap Waldyr O’Dwyer, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, completou 102 anos no dia 12 de julho, sendo homenageado e reverenciado durante a cerimônia de revitalização da Praça dos Expedicionários na cidade de Anápolis-GO, por seus feitos históricos durante a Segunda Guerra Mundial. O Cap Waldyr é o último Pracinha vivo em Anápolis, tendo tido participação destacada na vitória aliada na Tomada de Monte Castelo.

 

Como Comandante do Exército, sinto-me honrado e realizado por fazer parte da história de uma Instituição que caminha com a alegria da juventude e que segue o exemplo daqueles que dedicaram suas vidas a servir ao Brasil, sendo a força da nossa Força. Neste aspecto, nossa Reserva pró-Ativa tem papel fundamental pelo legado de glórias deixado às futuras gerações.

 

Sigamos sempre avante! Devemos, juntos, contribuir para a busca de um País coeso em prol da Ordem e do Progresso.

 

 

Fiquem com Deus!!

 

Gen Ex Villas Bôas

Comandante do Exército