Informativo pró-Ativo nº 018

Publicação: Ter, 18 de novembro de 2019

 

Braço Forte - Mão Amiga!

                                                                                                         Leia, assista, comente, compartilhe!
 

a. Comandante do Exército
1) Comandante do Exército Brasileiro participou da Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos – Site do EB
(Clique aqui)

2) O Exército, a Nação e a República - Artigo do Gen Leal Pujol no jornal O Estado de S. Paulo (Clique aqui)

b. Seminário Internacional de Defesa e Proteção da Amazônia
1) Comandante Militar do Norte realiza a abertura do seminário – Twitter do EB
(Clique aqui)
2) Segurança Pública e Inteligência - Site do EB (Clique aqui)
3) Defesa da Amazônia e Ações Humanitárias - Facebook do EB (Clique aqui)

c. 19º Batalhão de Caçadores promoveu festival desportivo do Programa Forças no Esporte (PROFESP) - Site do EB (Clique aqui)

d. 24° Batalhão de Infantaria de Selva acolhe um sonho de criança – Site do EB (Clique aqui)

e. Capture the Flag: grande competição virtual sobre cibernética reúne integrantes das Forças Armadas - Twitter do EB (Clique aqui)

f. Colégio Militar de Campo Grande e 14ª Companhia de Polícia do Exército realizam campanha sobre trânsito seguro – Site do EB (Clique aqui)

g. 44° Batalhão de Infantaria Motorizado recebeu a visita do projeto social Guarda Mirim, do município de Sapezal/MT – Site do EB (Clique aqui)

h. 5ª Região Militar realizou os II Jogos Desportivos dos Tiros de Guerra, no município de Maringá/PR – Site do EB (Clique aqui)

i. Observador militar, participante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO), executa patrulhas em localidades isoladas naquele país – Facebook do EB (Clique aqui)

j. Exército Brasileiro participa de Missão Humanitária Multinacional nas Américas e no CaribeTwitter do EB (Clique aqui)

k. As 35 Associações de Oficiais da Reserva pelo Brasil iniciam arrecadações para alegrar o natal de asilos e creches por todo o país. Participe! Twitter do CNOR (Clique aqui)

l. 11ª Brigada de Infantaria Leve: Operações Urbanas – Youtube do EB (Clique aqui)

m. Destaques da Semana – 4 a 8 de novembro – Youtube do EB (Clique aqui)

 


Manobra Escolar 2019
 
 

Em 6 de novembro, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), foi realizada a formatura de Apronto Operacional da Manobra Escolar, maior atividade de combate simulado dos estabelecimentos de ensino do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Nesse ano, participaram da Manobra mais de 4 mil homens e mulheres, de 64 organizações militares do Exército Brasileiro, além de representantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Forças Auxiliares e militares de Nações Amigas.

Pela primeira vez, cadetes do sexo feminino da linha de ensino militar bélico, que ingressaram nos Cursos de Material Bélico e de Intendência da AMAN participaram da Manobra Escolar.

Saiba mais:

a. Manobra Escolar 2019 - Youtube do EB (Clique aqui)
b. Podcast Braço Forte#11 – Manobra Escolar 2019 (Clique aqui)
c. Manobra Escolar 2019 – Site da AMAN (Clique aqui)
d. Apronto operacional – Facebook do EB (Clique aqui)
e. Função de Mecânico de Voo vem sendo realizada pelas alunas pioneiras do segmento feminino da Aviação do Exército.– Facebook do EB (Clique aqui)
f. Aeronaves HM-1 Pantera participam das Operações Aeromóveis – Facebook do EB (Clique aqui)
g. Exercício simulado de descontaminação química, biológica, radiológica e nuclear de pessoal e materiais – Facebook do EB (Clique aqui)
h. Alunos da Escola de Saúde do Exército e da Escola de Sargentos de Logística do Exército, participam de ações cívico-sociais – Twitter do EB (Clique aqui)
i. Durante a Manobra Escolar, aconteceu o Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM) com estudantes de cursos de Comunicação Social de instituições de ensino superior de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda/RJ – Twitter do EB (Clique aqui)

 


Vazamento de Informações Pessoais ou com Restrição de Acesso
 


O Centro de Inteligência do Exército expediu as seguintes orientações a respeito do assunto:

Os aplicativos de troca de mensagens instantâneas estão sendo cada vez mais utilizados no meio corporativo. Muitos usuários não se atentam quanto ao teor da mensagem recebida e, muitas vezes, repassada.

Lembre-se que publicar documentos ou informações em aplicativos de troca de mensagens não significa anonimato. Em diversas situações é possível identificar a origem da informação. Compartilhar documentos com restrição de acesso ou classificados, pode implicar em quebra de segurança e, com isso, o autor pode ser responsabilizado.

Você recebeu alguma informação de acesso restrito ou informação pessoal que não lhe diz respeito?

a. Controle sua curiosidade e não leia na íntegra o documento ou informação.

b. Quebre o ciclo e não repasse a informação. Não se comprometa.

c. Não seja o difusor de mensagens com informações pessoais ou com restrição de acesso. Resista à vaidade de parecer a pessoa mais bem informada.

d. Não se omita. Repreenda diretamente quem lhe enviou a informação ou avise sobre a importância da segurança da informação no grupo em que a mensagem circula. Informe seu superior hierárquico.

e. Não existe benefício em compartilhar documentos com restrição de acesso ou informações pessoais.

f. Discrição é fundamental. Ignore tudo aquilo que não lhe diz respeito.

g. Treine e eduque os usuários quanto ao trato de qualquer informação.

h. Lembre-se que existem leis que protegem as informações pessoais e as com restrição de acesso. Todos somos responsáveis pelas informações que temos acesso.
 

“A Segurança da Informação está diretamente associada à conscientização do público interno, à capacitação dos recursos humanos e à qualidade das soluções adotadas para a proteção das informações.”

 
Fique atento!

 

 

Réveillon no Forte de Copacabana
 
 

Estão abertas as inscrições para a solicitação de convites para assistir, gratuitamente, à queima de fogos do Réveillon 2020 no Forte de Copacabana. O evento é exclusivo para a Família Militar com prioridade para o Exército Brasileiro. As inscrições iniciaram no dia 04 de novembro e se encerram no dia 1º de dezembro de 2019.

O militar poderá solicitar até 6 (seis) convites, sendo 1 (um) para o solicitante e 5 (cinco) para os seus familiares. Todos os convites serão relacionados com o nome completo e o número de identidade de cada pessoa cadastrada no questionário de inscrição.
Os convites são pessoais e intransferíveis.

Será solicitado aos contemplados para receberem os convites do Réveillon (militares e familiares), a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa. Os alimentos serão doados ao Abrigo Teresa de Jesus.

Acesse o site do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana para mais informações (Clique aqui)

 

Um pouco da nossa história!
 
 

a. No Rio de Janeiro, Governo da Polônia presta homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (Clique aqui)

b. 101 anos do fim da Primeira Guerra Mundial (Clique aqui)

c. 28º Batalhão de Infantaria Leve foi presenteado com um quadro intitulado “Recordação de um Soldado” (Clique aqui)

d. Comemoração dos 75 anos de formação do primeiro paraquedista militar do Brasil (Clique aqui)

e. XI Encontro Internacional de história sobre as operações bélicas durante a Guerra da Tríplice Aliança (Clique aqui)

f. Parque Histórico e Cultural do 14º Batalhão de Caçadores (Clique aqui)

g. Homenagem a ex-combantente da Força Expedicionária Brasileira em Piumhi-MG (Clique aqui)

h. Proclamação da República - 15 de Novembro (Clique aqui)
 

 

Brasil acima de tudo!