Crivella diz que segurança não é sua atribuição, mas procura drone



Longe do Rio, o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, postou um vídeo em sua página nas redes sociais sobre o motivo de sua visita à Agência Espacial Europeia, durante o carnaval. Ao lado de um dos pesquisadores da unidade, Antonio Garcia, ele afirmou que seu objetivo era buscar o que há de mais moderno em tecnologia para ajudar no combate à violência. O prefeito fez questão de pontuar, no entanto, que segurança é atribuição do estado e não do município.

"Estamos trabalhando muito, pegando muita informação para saber o que é mais moderno em termos de vigilância, em termos de VANT (veículo aéreo não tripulado), em termos de drone, em termos de informação via satélite, enfim, o que a gente puder para melhorar a questão da segurança no Rio de Janeiro", explicou Crivella. "As pessoas dizem assim: segurança é uma questão do estado. É sim. Mas, olha, do jeito que o Rio está, precisa de ajuda de todo mundo: governo federal, governo municipal, governo estadual, Força Nacional de Segurança, Polícia Rodoviária Federal", concluiu.

Essa é a sexta viagem internacional de Crivella, desde que foi eleito para a prefeitura do Rio. Ele já foi para Holanda, Rússia, África do Sul, Israel e Estados Unidos. Antes do início da folia, Crivella chegou a garantir que este ano iria ao Sambódromo durante os desfiles, mas desistiu, optando pela viagem ao exterior.

__

Volta ao Rio só depois que o carnaval acabar

Comitiva vai também visitar empresas na Áustria e na Suécia

O prefeito divulgou o vídeo enquanto estava em Frankfurt, na Alemanha. Ele seguiria com sua comitiva, que inclui o comandante do Centro de Operações Rio (COR), Guilherme Sangineto, o diretor do IplanRio, Fábio Pimentel, e um coronel da PM, para a Áustria e a Suécia. A previsão é que Crivella volte amanhã ao Rio, depois do término do carnaval.

No ano passado, Crivella ficou na cidade durante os dias de folia, mas não apareceu no Sambódromo durante os desfiles. Este ano, ele fez pequenas concessões: vistoriou a infraestrutura da Sapucaí duas vezes e participou da abertura oficial do carnaval, mas sem tocar na chave entregue ao Rei Momo.

__

AGÊNCIA CRIOU O GPS EUROPEU

Com sede em Paris, na França, a Agência Espacial Europeia (ESA) é uma organização internacional com 22 estados-membros que empreende diversas iniciativas de exploração espacial. É responsável pela coordenação dos recursos financeiros e intelectuais de seus integrantes.

Entre os programas da agência, estão voos espaciais tripulados, missões de exploração não tripuladas para outros planetas e para a Lua, além da observação da Terra e do Sistema Solar.

Também é responsável pela desenvolvimento do Galileo, projeto que o prefeito diz ter visitado, e que é uma espécie de GPS europeu. Com ele, espera-se que usuários em todo o mundo conheçam a sua posição exata, no tempo e no espaço, com precisão.

Fonte: O GLOBO - RJ