Publicador de conteúdo web

Retornar para página inteira
${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 mai 2020

Recife (PE) – O Comando Conjunto Nordeste vem realizando apresentações de bandas de música, desde o mês de abril, nas ruas e hospitais da Região Metropolitana de Recife. Com as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus sendo aplicadas em todo o Estado de Pernambuco, a falta de convívio social pode tornar os dias ainda mais difíceis. Sendo assim, a música atua não só como meio de comunicação, mas também como elemento psicológico, levando ânimo e alegria a população.

A Banda de Música do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) desfilou pelas Vilas Militares de Oficiais e Graduados da cidade de Recife (PE), tocando marchas, dobrados e canções populares. “Não poderíamos deixar de levar um enlevo sentimental para amenizar essa pandemia, por meio da nossa arte, àqueles que permanecem de quarentena em suas residências”, falou o Capitão Da Rosa, Maestro da banda.

A Banda do Comando Militar do Nordeste tem levado coragem e ânimo aos hospitais da Região Metropolitana do Recife. A banda é formada por 57 músicos, que participam habitualmente de atividades cívico-culturais e festividades da sociedade pernambucana. No entanto, para essas apresentações em hospitais, tem se utilizado um efetivo de, no máximo, 15 militares, no intuito de respeitar a distância recomendada pelas autoridades.

Na manhã do dia 29 de abril, a banda fez uma apresentação em homenagem aos profissionais e pacientes do Hospital Memorial de Jaboatão, no município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Hinos militares e canções populares serviram de repertório para revigorar as energias e melhorar o dia dos profissionais de saúde e pacientes. Para a Diretora Administrativa do Hospital, Isabelle Braga, a iniciativa ajuda a tornar a luta dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente da pandemia, um pouco mais leve. “Agradecemos demais a iniciativa do Exército, pois nossos profissionais estão passando por um momento de pressão muito grande.”

Outras apresentações também foram realizadas, como a no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife (PE), onde, no dia 5 de maio, a banda de música do Comando Militar do Nordeste deu mais uma demonstração de dedicação exclusiva e disponibilidade permanente, ao homenagear todos os presentes, atendendo aos pedidos realizados por profissionais e pacientes do hospital. Segundo o Major Francisco Paulo de Santana Junior, que presenciou a atividade, “Quem está acompanhando a apresentação percebe que a música funciona como inspiração para esses heróis do cotidiano, servindo de combustível para continuarem lutando contra este inimigo invisível”. 

Utilizando máscaras e mantendo o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias, profissionais de saúde acompanharam a apresentação de algumas canções com palmas. Para realizar essas exibições, foi necessária uma preparação bem detalhada, a fim de garantir a segurança de todos. Na opinião do Tenente Edvaldo Pereira de Araújo, Regente da Banda do Comando Militar do Nordeste, todo o esforço realizado em prol da população é válido, pois “é muito gratificante levar um pouco de alegria para as pessoas diante dessa situação de pandemia”.

Fonte: CMNE