Publicador de conteúdo web

Retornar para página inteira
${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 nov 2021
Crédito: Sgt Sionir

Sete Lagoas (MG) – O Exército Brasileiro recebeu a 500ª viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) Guarani em solenidade realizada na sede da Iveco Veículos de Defesa, em Sete Lagoas (MG). O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, participou do evento acompanhado de oficiais-generais do Alto Comando do Exército e comitiva.

Também foi entregue o primeiro lote da viatura blindada multitarefa leve sobre rodas (VBM-LSR) 4x4, também integrante do Programa Guarani. Um total de 32 viaturas vai ser distribuído para três unidades subordinadas à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Apucarana, todas no Paraná.

O Comandante do Exército teve a oportunidade de conhecer as instalações da fábrica e destacou a segurança no Programa. O General Paulo Sérgio ainda relembrou o início dos trabalhos há 15 anos. "O Exército Brasileiro fez uma autocrítica, analisou a conjuntura que se aproximava". Segundo ele, por meio do Estado-Maior, o Exército chegou a conclusões a respeito das capacidades que faziam ou fariam falta para o cumprimento da missão de defesa da Pátria.

Já o Presidente da Iveco Veículos de Defesa, Humberto Spinetti, disse que o objetivo é a produção da VBM-LSR 4x4 em Sete Lagoas e comemorou a entrega do primeiro lote. "Estamos orgulhosos com a entrega das primeiras 32 viaturas e ansiosos para dar continuidade ao projeto".

Após a solenidade, as autoridades visitaram a linha de produção e assistiram a uma apresentação da VBTP Guarani na pista de testes.

O Programa Guarani está inserido dentro dos projetos estratégicos do Exército e visa adicionar novas capacidades à Força Terrestre, proporcionando mobilidade estratégica e poder de combate compatível com as potenciais ameaças do território nacional.  

Fonte: CCOMSEx