16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realiza operação contra ilícitos na faixa de fronteira do Paraná

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 fev 2019
Crédito: Soldado Liscoski

Francisco Beltrão (PR) – No dia 21 de fevereiro, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado participou da Operação Fronteira Sul na região de Marmeleiro (PR), localizada dentro da faixa de fronteira, conforme regulamentado pelo Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980.

A Operação foi desencadeada em coordenação com os diversos órgãos de segurança pública e de fiscalização federais, estaduais e municipais, em ambiente interagências, com os objetivos de fortalecer a presença do Estado na região e atuar contra ilícitos transfronteiriços e ambientais, realizando postos de bloqueio para controle de estradas (PBCE) e patrulhas ostensivas em sua área de responsabilidade.

O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, para o fortalecimento da prevenção do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.

Tendo como diretriz a atuação integrada e coordenada das Forças Armadas, dos órgãos de segurança pública, dos órgãos de inteligência e da Secretaria da Receita Federal do Brasil; o Programa tem como um de seus objetivos integrar e articular ações das Forças Armadas, de segurança pública da União, de inteligência e de controle aduaneiro com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira. 

Para isso, com amparo no Art. 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, foram conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbanas e fluviais; revista de pessoas, veículos e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

No mesmo dia, por volta das 19 horas da noite, em seu posto de bloqueio (PBCE) na 6ª CIA de Polícia Rodovíaria, os militares do 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado foram os primeiros a prestarem auxílio a um indivíduo que desmaiou na garupa de uma moto que passava pelo posto de bloqueio, a equipe de saúde do 16º Esqd C Mec prestou os primeiros-socorros ao cidadão e o conduziram ao Hospital Regional Mirna Percóits, hospital mais próximo da localidade.