Batalhão recebe materiais e equipamentos de engenharia utilizados na MINUSTAH

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 fev 2019
Crédito: Cap Monteiro; Ten Tavares; Sd Porto

São Gabriel (RS) – no dia 2 de fevereiro de 2019, chegou ao antigo aquartelamento do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), materiais e equipamentos de engenharia que foram utilizados pelos contingentes da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti (BRAENGCOY).

A missão de recebimento e transporte foi executada pelo pelotão de equipamento pesado (Pel Eqp P) da Companhia de Comando e Apoio (CCAp) do 6º BE Cmb, comandado pelo 2º Tenente Renan Tavares Miranda e composto por 3 sargentos e 20 cabos/soldados. Todos militares especializados nos materiais que foram recebidos, nas classes II (material de intendência), VI (material de engenharia e cartografia), Classe VIII (suprimento médico) e Classe IX (material mecanizado).

O planejamento iniciou em dezembro de de 2018, por determinação da Diretoria de Material de Engenharia (DME) responsável pelo processo de repatriação do material utilizado pela BRAENGCOY e recebido no Brasil em outubro de 2017, por ocasião do término da missão naquele país. O 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), grande comando de Engenharia subordinado ao Comando Militar do Sul (CMS), foi o responsável pela orientação e pelo apoio técnico e logístico para a execução do recebimento destes materiais e equipamentos.

A Diretoria de Abastecimento (D Abst) pré-posicionou o combustível necessário nas Organizações Militares “Apoiadoras”, durante o percurso, possibilitando a autonomia para todas as viaturas do comboio do 6º BE Cmb o que possibilitou chegar à guarnição de Pindamonhangaba (SP) e retornar para São Gabriel (RS).

 

O recebimento e transporte

O 6º BE Cmb deslocou seus militares em um ônibus e duas pranchas baixas tracionadas por cavalos mecânicos, de São Gabriel (RS) para Pindamonhangaba (SP), no dia 23 de janeiro de 2019. Esse deslocamento demorou três jornadas e contou com o apoio de alojamento, alimentação, abastecimento e manutenção das seguintes Organizações Militares “Apoiadoras”: o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), na guarnição de Criciúma (SC); o 5º Batalhão Logístico (5º B Log), na guarnição de Curitiba (PR); e o 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2º BE Cmb), na guarnição de Pindamonhangaba (SP).

O processo de recebimento físico e documental ocorreu no período de 26 a 30 de janeiro de 2019. Todo o material e equipamentos de engenharia estavam sob a guarda do 2º BE Cmb, Organização Militar responsável pela manutenção, limpeza e entrega ao Pel Eqp P do 6º BE Cmb.

Foram recebidos itens menores das classes II, VI, VIII e IX, já citadas, destacando-se um Trator de esteira, caminhão basculante, ambulância, caminhão Munk, betoneira, vassoura mecânica e cisterna de água.

Todos integrantes da Caserna de Bravos demonstraram competência, dedicação, abnegação e profissionalismo durante os deslocamentos, bem como durante o processo de recebimento dos materiais e equipamentos de engenharia. Materializando o espírito de cumprimento de missão que permeia todos os militares do 6º Batalhão de Engenharia de Combate.

Fonte: 6º BE Cmb