Visitas às Organizações Militares de Manaus

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 jul 2018

Boa Vista (RR) – No período de 9 a 13 de julho, o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, “Grupo General Manoel Theophilo Neto”, realizou visita de instrução às Organizações Militares da Guarnição de Manaus (AM) com os alunos da segunda turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).

Como parte do Pedido de Cooperação de Instrução (PCI), foram visitados o Comando Militar da Amazônia (CMA), o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e o 12° Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva (12° GAAAe Sl), ocasião em que os Alunos entenderam a relevância da atuação dessas Organizações Militares na Região Norte do país para a defesa da Amazônia e no desenvolvimento de doutrina de combate do Exército Brasileiro em ambiente operacional de selva. Sendo também abordados os principais desafios do Brasil na Amazônia e seu programas estratégicos, tais como: Calha Norte, Amazônia Conectada, Pro Amazônia e SISFRON.

No 1° Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1° BIS Amv), os Alunos trocaram experiências com os Alunos do NPOR da OM, conhecendo rotina da OM e da Formação de Oficiais da Reserva da Arma de Infantaria.

Dando prosseguimento ao PCI, foram visitados o 4° Centro de Geoinformação (4° CGEO), único Centro de Geoinformação do Brasil com capacitação de reambulação fluvial, e o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), onde conheceram os meios empregados nas atividades dessas organizações militares, o funcionamento do Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx) e os tipos de embarcações utilizadas no ambiente operacional de selva.



Fonte:10º GAC Sl