Palestra sobre prevenção ao suicídio e dependência química

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 ago 2017

Santiago (RS) – No período de 16 a 30 de Agosto, o Aspirante a Oficial Médico Psiquiatra Guilherme Luis Menegon, do Hospital de Guarnição de Santiago, visitou os quartéis que integram o Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4º Regimento de Cavalaria Blindado - São Luís Gonzaga (RS), 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado - Itaqui (RS), 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado e Coudelaria de Rincão - São Borja (RS), onde ministrou para os militares dessas unidades uma palestra sobre prevenção ao suicídio e dependência química, de acordo com as orientações contidas no Programa de Valorização da Vida do Exército Brasileiro e no Programa de Prevenção à Dependência Química.

Referente ao tema suicídio, o Asp Of Menegon explorou os transtornos mentais e suas consequências no meio familiar e profissional, qualidade de vida, motivação e superação de obstáculo e adversidades. Tratou, ainda, sobre preconceitos relativos ao assunto e sobre formas de poder reconhecer e auxiliar pessoas em sofrimento emocional e possível risco de suicídio.

Quanto ao tema da dependência química falou sobre circuito cerebral de recompensa (área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo) e como se desenvolve o transtorno.

Por fim, divulgou aos assistentes os telefones CVV (141) e Viva Voz (132), linhas telefônicas disponíveis, inteiramente gratuitas, para interações e auxílio na prevenção ao suicídio e dependência química respectivamente.

 



Fonte:h Gu ST