Além de referência em procedimentos de média e alta complexidades, HCE mantém prioridade na família militar.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 set 2017
Crédito: 2º Sgt L. Silva, Sd Videres e Sd M. Soares

Rio de Janeiro (RJ) – A assistência à saúde da família militar tem sido uma das prioridades da 1ª Região Militar, em função de diretrizes do Comando Militar do Leste (CML) e do Departamento-Geral do Pessoal (DGP). Nesse sentido, o serviço realizado pelo Hospital Central do Exército (HCE), umas das referências no atendimento em procedimentos de média e alta complexidades do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx), tem possibilitado garantir o melhor atendimento à família verde-oliva, com emprego judicioso dos recursos recebidos pelo Fundo de Saúde do Exército (FUSEx).

O investimento do parque tecnológico, a capacitação de profissionais e a contratação de organizações civis de saúde, vem assegurando um contínuo aumento da produtividade por parte do Hospital. Com as missões de prestar assistência médica de nível primário ao quaternário; desenvolver ensino e pesquisa em saúde e apoiar as demais organizações militares de saúde do Exército Brasileiro, o HCE tem grande importância dentre os hospitais de 4º escalão de evacuação da Força.

 

 

Chefe do DGP conhece a situação atual do HCE

No dia 29 de agosto, o Chefe do DGP, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, esteve em visita às organizações militares de saúde das Guarnições do Rio de Janeiro e Niterói, oportunidade em que pôde verificar a situação atual dos hospitais e policlínicas da 1ª Região Militar, incluindo o HCE. O Gen Pafiadache conheceu um pouco mais sobre o “Projeto Telessaúde”, em curso no Hospital, que visa à realização de atendimento médico a distância através de imagens holográficas.

O Projeto é um acordo de cooperação entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o HCE, que tem por finalidade a interiorização das Ciências da Saúde pela utilização da tecnologia de imagens holográficas, em tempo real, com baixo custo, por meio de um Consultório de Saúde Virtual, situado numa localidade distante, conectado a um Centro de Saúde Holográfico, a ser futuramente instalado no HCE.

A aplicação da holografia na área da saúde possibilitará o acompanhamento do atendimento de saúde a pacientes geograficamente distantes, bem como a presteza no atendimento ambulatorial, com uma diminuição dos custos de locomoção de pacientes distantes. Além disso, permite a supervisão de procedimentos e consultas em pacientes situados em locais distantes, por profissionais especializados.

Uma palestra apresentada pelo Diretor do HCE, General de Brigada Alexandre Falcão Corrêa, no dia 31 de agosto, apresentou um panorama sobre a organização militar de saúde, suas possibilidades, objetivos e projetos para o futuro. Na sequência, o Chefe do DGP proferiu uma palestra direcionada aos generais da ativa e da Reserva do Rio de Janeiro, na qual versou sobre o cenário em que se encontra o Sistema de Saúde do Exército. Destaca-se, nessa atividade, as presenças do General de Exército Walter Souza Braga Neto, CML; do General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, Chefe do DECEx; do General de Exército R1 Enzo Martins Peri, antigo Comandante do Exército; dentre outros.

Na continuação, ocorreu, ainda, o lançamento dos livros de Protocolos Médicos de Emergência e Urgência, um dos legados do Simpósio de Boas-Práticas na Saúde, ocorrido em fevereiro deste ano, e que serão utilizados nas diversas organizações militares de saúde do Exército, a fim de padronizar em alto nível os procedimentos médicos.



Fonte:HCE