HMAM coordena esforços para a excelência no atendimento

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Publicado em: 04 ago 2017
Crédito: 3º Sgt Ribeiro

Manaus (AM) – Com ênfase na melhoria de atendimento à família militar, o Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM) está coordenando esforços rumo à excelência. Dentre os processos que estão sendo desenvolvidos nessa organização militar de saúde estão o Sistema Integrado de Assistência à Saúde (SIAS), implantado no mês de março, e cursos de capacitação, como o que foi realizado de 24 de julho a 1º de agosto de 2017.

 

O Sistema Integrado de Assistência à Saúde

O SIAS é o novo modelo assistencial de saúde para os usuários do HMAM, com enfoque no Atendimento Básico de Saúde (ABAS), na área médica (o ABAS Med, que está em implantação), na área odontológica (ABAS Odonto) e em ações de saúde preventiva (Programa PREVENIR), estes dois últimos já implantados.

O atendimento no ABAS Med e no ABAS Odonto será realizado por uma equipe focalizada no paciente, atendendo-o de forma integral, coordenada e ampla, com base em diretrizes e protocolos assistenciais das melhores instituições do País, tendo como meta a resolução de cerca de 70% dos problemas apresentados nas consultas.

Com essa medida, pretende-se aumentar a eficiência do Hospital, eliminando filas desnecessárias para agendar consultas e sucessivas "idas e vindas". O objetivo primordial é a melhoria na saúde e, consequentemente, na satisfação dos usuários, otimizando o atendimento ambulatorial médico-odontológico aos usuários do Sistema de Saúde do Exército na Guarnição de Manaus.

O Programa de Saúde Preventiva (PREVENIR) beneficiará os usuários com palestras e uma equipe interdisciplinar no controle e prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade, alteração no colesterol e triglicérides e com a realização de exames médicos e odontológicos de acordo com protocolos assistenciais específicos.

 

Curso de Atendimento ao Cliente

O HMAM, ainda com foco direcionado à melhoria no atendimento, promoveu o Curso de Atendimento ao Cliente em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). O objetivo do curso foi capacitar equipes do hospital para atuarem com excelência no atendimento ao cliente.

Durante o curso, cerca de 30 militares, dentre sargentos, cabos e soldados, que trabalham em diversos setores do hospital, como hotelaria hospitalar, odontoclínica, laboratório e SAME, foram capacitados. As instruções abordaram os temas: técnicas de abordagem ao cliente; como lidar em situações positivas e negativas; e como desenvolver habilidades para modificar percepções e melhorar a satisfação do cliente.



Fonte:HMAM