Programa Família Verde-Oliva beneficia o CMSE

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 jul 2017

São Paulo (SP) – O Programa Família Verde-Oliva, o FAVO, iniciou suas atividades com atendimentos aos beneficiários com idade acima de 35 anos, no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP). Uma semana antes, a equipe do Programa havia passado em todas as seções da organização militar de saúde para a identificação do público-alvo e agendamento das consultas que serão realizadas.

Ao comparecer em sua avaliação, os cerca de 100 militares que serão acolhidos, passarão pelos seguintes profissionais de saúde da família: técnico de enfermagem, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo e assistente social.

Inicialmente o paciente responderá a um questionário, do qual serão retiradas todas as informações importantes para traçar o perfil de cada um. Na sequência, por meio de uma entrevista, é montado um “Genograma”, estudo da árvore genealógica da família do acolhido para identificação de riscos de mobimortalidade (causas de morte na família e existência de predisposição a doenças crônico-degenerativas).

De posse desses dados, o militar será, então, encaminhado para o médico da família, que fará uma avaliação de peso corporal, circunferência abdominal, pressão arterial e glicemia.

Após essa investigação completa, caso seja detectado algum problema, o acolhido será encaminhado ao especialista indicado.

Além de ser altamente positivo para a saúde da família militar, programas como esses geram uma economicidade de cerca de 30% já em seu primeiro ano de implantação. Assim, o FAVO vai ao encontro da política de racionalização e redução de custos da saúde no Exército.



Fonte:HMASP