Oficial brasileiro se forma como Líder em Terrenos Complexos no Canadá

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 ago 2022
Crédito: Cap Moretto

Athabasca (Canadá) – No dia 26 de julho, o Capitão Matheus Carvalho Moretto, do Exército Brasileiro, concluiu com aproveitamento o curso de Complex Terrain Leader (CTL), do Canadian Army Advanced Warfare Centre (CAAWC), centro de excelência do Exército Canadense que capacita militares para operações em ambiente de montanha. O curso, com duração de 2 meses, iniciou-se com 20 alunos, dos quais 11 obtiveram êxito.

O curso é estruturado em 4 fases: equipagem de vias e resgate, instalações urbanas, escalada em rocha e fase alpina. Os militares que concluem o treinamento tornam-se capazes de atuar em locais que restringem a locomoção normal das tropas, facilitando sua passagem em ambientes montanhosos, urbanos e alpinos. Dentre as principais capacitações do Líder em Terrenos Complexos, destacam-se as habilidades de escalada, rapel, navegação, montagem de instalações com corda e evacuação de feridos.

A atividade de conclusão do curso ocorreu na própria geleira de Athabasca, com representação do comando do CAAWC. O Canadian Army Advanced Warfare Centre tem como missão apoiar a geração e emprego de tropas para o combate, também sendo considerado centro de excelência para cursos de paraquedismo, operações aeromóveis, operações em montanha, precursor paraquedista e de dobragem e manutenção de paraquedas.

Fonte: 11º Batalhão de Infantaria de Montanha


Fonte:11º BI Mth