Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo celebra o Dia da Arma de Artilharia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 jun 2022
Crédito: Sd Sá

São Paulo (SP) – Em 9 de junho, ocorreu a formatura alusiva ao Dia da Arma de Artilharia no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo (CPOR/CMSP). O Dia da Arma de Artilharia, 10 de junho, foi escolhido como homenagem ao nascimento de seu insigne patrono: Marechal Emílio Luis Mallet, o Barão de Itapevi.

A solenidade, conduzida nas instalações do Centro Solar dos Andradas, foi abrilhantada pela presença de Oficiais da Reserva (R2) de Artilharia formados pelo CPOR/SP, que tiveram a oportunidade de desfilarem no Pátio Patriarca da Independência.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CPOR/CMSP, Coronel Maurício Vieira Gama, que relembrou os feitos do Marechal Mallet. Em suas palavras, destacou o reconhecimento do Patrono da Artilharia por atributos como coragem, lealdade, patriotismo e rigor no cumprimento dos deveres. Esses atributos evidenciados o colocou como um dos maiores heróis da história militar brasileira.

Atualmente, a Artilharia brasileira é contemplada com um dos Programas Estratégicos do Exército: o projeto ASTROS 2020. Sua finalidade é aumentar o poder do Sistema de Apoio de Fogo em combate.

Após o desfile da tropa, os alunos do Curso de Formação de Oficiais da Reserva de 2022 puderam conhecer materiais de Artilharia orgânicos do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve e da 5ª Bateria de Artilharia Antiaérea Leve.

Fonte: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo