Escola de Educação Física do Exército realiza o X Fórum Científico

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 jun 2022
Crédito: Sd Henrique

Rio de Janeiro (RJ) – Ocorreu nos dias 9 e 10 de junho, nas instalações da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), a décima edição do Fórum Científico da EsEFEx, inserido no quadro de eventos em comemoração ao Centenário da EsEFEx. 

Com o tema “Esporte e Suas Manifestações: Teoria e Práticas de Trabalho”, o evento foi realizado com assistência presencial e por webconferência e contou com palestrantes como o General Cureau, presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), os medalhistas olímpicos Lars Grael, Sérgio Dutra (Serginho do vôlei), Yane Marques e Flávio Canto. Ainda palestraram professores e especialistas na área da Educação Física, como as professoras da EsEFEx e os professores convidados Marcus Stecklow (Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes), Daniel Aguiar (Escola Municipal Minas Gerais), Marcelo Zanetti (Universidade São Judas Tadeu), Fábio Saba, Patrícia Vigário (UNISUAM), Talita Cezareti (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Também contou com o Tenente-Coronel Alexandre França (técnico da atleta Yane Marques), Hélio Griner (comissão técnica da equipe feminina de vôlei SESC/Flamengo–RJ), o gestor Jorge Bichara, o paratleta Daniel Gonçalves e o Coronel Rolim (Vice-Presidente da CDE).

Destacamos a presença de uma comitiva de 56 militares do curso de Bacharelado da, também centenária, Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo e de um grupo de professores e alunos do Centro Universitário de Valença.

O X Fórum Científico ainda ofertou cinco minicursos:
1- Natação em águas abertas.
2- Estratégias pedagógicas no Transtorno do Espectro Autista.
3- Análise biomecânica do atleta de alto rendimento.
4- Treinamento contra resistido com restrição de fluxo.
5- Análise termodinâmica do atleta.

Durante o evento, ainda houve o lançamento do livro “Ciência Aplicada ao Exercício Físico e ao Esporte”, organizado por integrantes da EsEFEx.

A décima primeira edição do Fórum Científico está prevista para acontecer em junho de 2023.

Ao promover este evento científico, a EsEFEx reforça seu valor como pioneira no ensino metódico e racional da Educação Física no Brasil, além de despertar o interesse pela pesquisa e desenvolver o pensamento crítico.

Fonte: Escola de Educação Física do Exército