23ª Brigada de Infantaria de Selva comemora 46º aniversário de criação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 jun 2022
Crédito: ST Ednei

Marabá (PA) – No dia 9 de junho, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) – Brigada Marechal Soares de Andrea - comemorou o 46º aniversário de sua criação, com uma solenidade realizada no 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS).

O evento foi presidido pelo Comandante Militar do Norte (CMN), General de Exército João Chalella Júnior, que, em suas palavras, relembrou à tropa das origens da Brigada, como pioneira na Amazônia, nos idos de 1976, e sua trajetória até os tempos atuais, constituindo-se atualmente na maior e mais forte brigada de selva do Exército Brasileiro. O Comandante da 23ª Bda Inf Sl, General de Brigada Maurício de Souza Bezerra, destacou a integração da Brigada com a sociedade do sul dos estados do Pará e do Maranhão e norte do Tocantins, que desde a sua implantação trouxe mais segurança, desenvolvimento e prosperidade para a Amazônia Oriental. Ressaltou, também, o orgulho da Brigada de ter muitos veteranos e irmãos de arma desta terra que serviram a pátria nas organizações militares da 23ª Bda Inf Sl.

Durante a solenidade foi realizada a entrega do diploma de "Amigo da Brigada", homenagem às personalidades civis e militares que contribuem e apoiam a Brigada Marechal Soares de Andréa e suas organizações militares subordinadas no cumprimento de sua missão constitucional. A atividade contou, também, com a participação de representação das organizações militares de Marabá, representantes dos poderes constituídos e convidados civis e militares.

Histórico
Criada em junho 1976, com sede inicial em Santarém-PA, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva foi transferida para Marabá em 26 de novembro do mesmo ano, onde se encontra atualmente. Sua área de responsabilidade abrange municípios dos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins, e possui a seguinte estrutura organizacional: Comando da 23ª Bda Inf Sl, Companhia de Comando da 23ª Bda Inf Sl, 23ª Companhia de Comunicações de Selva, 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, 50º Batalhão de Infantaria de Selva, 51º Batalhão de Infantaria de Selva, 52º Batalhão de Infantaria de Selva, 53º Batalhão de Infantaria de Selva, 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, 23º Batalhão Logístico de Selva e 33º Pelotão de Polícia do Exército.

Em 2017, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva tornou-se Força de Emprego Estratégico do Exército, passando a ter uma maior prioridade em termos de recebimento de material, pessoal, recursos financeiros e atividades de adestramento.

Fonte: 23ª Bda Inf Sl