Integrante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva recebe prêmio de inovação de processos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 jun 2022
Crédito: 3° Sgt Sara Louise

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia 07 de junho, a Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), organização militar diretamente subordinada (OMDS) à Chefia de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), divulgou os vencedores do Prêmio de Inovação (PremIA) do ano de 2021.

Dentre os premiados, o Major Jim Carlos Santos, integrante do Comando de Fronteira Rio Negro/5° Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5°BIS), OMDS da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, logrou o 3º lugar no Prêmio de Inovação de Processos - categoria Individual - com a proposta "CONTROLE DE EFETIVO DA OM".

O Prêmio Inovação da AGITEC visa a valorização dos profissionais que desenvolveram atividades de inovação com impactos positivos no ambiente militar no qual estão imersos, não se limitando a novas tecnologias e/ou produtos, mas, abrangendo também novas medidas, métodos, técnicas e modernização de produtos e/ou processos que venham a melhorar a eficiência e a prontidão operacional.

Segundo o militar, o que o motivou a aprender a linguagem de programação PHP, JavaScript, HTML, CSS e linguagem SQL para implementação de seu projeto foram vários fatores como: a busca pelo aumento da eficiência do fluxo de informações da sua OM; melhorar a eficiência dos processos pelos quais era responsável; aumentar a capacidade preditiva para evitar problemas de reintegrados e adidos; melhorar o ambiente de trabalho das sargenteações e da 1ª seção; ter mais tempo para focar em problemas de maior relevância para a OM; e estimular os demais militares ao seu redor a buscarem soluções práticas para o dia-a-dia da caserna.

Para concorrer ao Prêmio, o Major Jim se inscreveu quando servia no 13°Batalhão de Infantaria Blindado, em Ponta Grossa-PR. Mas ao chegar no CFRN/5°BIS e assumir a função de Oficial de Logística (S4), o militar adequou seu projeto para a gestão de controle de material. Assim, demonstrou sua iniciativa, flexibilidade e senso de cumprimento de missão, características que evidenciam o valor do militar e que serve de exemplo para os demais integrantes da “Brigada Ararigbóia”.

Por fim, cabe ressaltar que o PremIA 2021 teve por objetivo fomentar a cultura da inovação com vistas a implantar mentalidade e disposição para o trabalho voltado para o futuro e valorizar os militares e servidores civis, reconhecendo e estimulando as iniciativas de inovação que promovam impacto nas capacidades das organizações militares do Exército Brasileiro.

Fonte: 2ª Bda Inf Sl