Exército envia mais de 20 toneladas de donativos a Pernambuco

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 10 jun 2022
Crédito: ST Edmilson

Recife (PE) – Neste dia 9 de junho, o Comando Militar do Nordeste recebeu um comboio de alimentos, materiais de limpeza e higiene, em apoio às vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco. Foram mais de 20 toneladas de donativos transportados de São Paulo a Recife.

As doações foram arrecadadas pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo e transportadas em viaturas especializadas da 2ª Companhia de Transporte, da 2ª Região Militar, do Comando Militar do Sudeste, até o Centro de Abastecimento e Logística de Recife (CEASA). Os materiais foram descarregados e passaram por inspeção sanitária da 7ª Região Militar, garantindo a integridade e segurança alimentar. Agora, os donativos serão distribuídos pela Defesa civil para mais de 16 municípios do estado de Pernambuco.

A operação humanitária, mais que um ato de solidariedade, representa êxito do planejamento, mobilização e execução da função logística suprimento entre os Comandos Militares de Área e os seus eixos. Foram percorridos mais de dois mil quilômetros, por seis estados, com o emprego de viaturas cavalo-mecânico, frigorífico, baú e escolta, além de dez militares integrando as equipes de apoio.

Em que pese sua complexidade, a missão foi cumprida com sucesso. O estabelecimento de um comboio emergencial para atender a Região Metropolitana do Recife caracteriza a flexibilidade, adaptabilidade, modularidade, elasticidade e sustentabilidade das estruturas logísticas do Exército Brasileiro.

Além disso, foi possível o monitoramento e controle remoto do deslocamento em tempo real pelo Sistema de Gerenciamento de Transporte do Exército Brasileiro e pelo Sistema Pacificador, implementado pelo Comando Logístico. 

Fonte: Comando Militar do Nordeste