Estágio de Capacitação em Obras Ferroviárias

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 jun 2022
Crédito: 2º Sgt Lima, Cb Pelucio

Araguari (MG) – Ocorreu no Centro de Instrução de Engenharia do 2º Batalhão Ferroviário, o Estágio de Capacitação em Obras Ferroviárias (ECOF), a cargo da Diretoria de Obras de Cooperação (DOC), no período de 23 de maio a 3 de junho. A atividade contou com a participação de 19 militares e um servidor civil de diversas organizações militares de Engenharia do Exército Brasileiro.

Ao longo da atividade, os instruendos ampliaram seus conhecimentos sobre diversos assuntos, tais como: Conceitos e Fundamentos de Obras Ferroviárias, Histórico das Obras Ferroviárias (com enfoque nas obras desenvolvidas pelos batalhões ferroviários), Sinalização de Ferrovias, Gestão Ambiental, Segurança do Trabalho, Lastro Ferroviário, Trilhos e Dormentes, Grade Ferroviária, Drenagem, Terraplanagem, Planejamento, Gestão e Controle de uma Obra Ferroviária, Gerenciamento e Controle de uma Obra Ferroviária e Instalações de um Canteiro de Obras.

Os alunos realizaram uma instrução prática de montagem da grade ferroviária, a fim de melhor assimilarem a sequência das atividades a serem executadas na frente de serviço. Foi realizada uma visita de instrução ao Lote 6 (Destacamento Guará do 4º Batalhão de Engenharia de Construção) e ao Lote 5 (VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A) da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), para que os instruendos verificassem in loco a execução dos serviços de uma obra ferroviária.

Fonte: 2º B Fv