Serviço Geográfico do Exército comemora 132 anos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 jun 2022
Crédito: DSG

Brasília (DF) – No dia 31 de maio, foi realizada formatura em comemoração aos 132 anos de criação da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG). A solenidade aconteceu no 2º Centro de Geoinformação (2º CGEO), Organização Militar Diretamente Subordinada à DSG e foi presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Guido Amin Naves.

O Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Marcis Gualberto Mendonça Júnior, realizou a leitura alusiva à data, que remonta a 31 de maio de 1890, com a criação do Serviço Geográfico, cuja missão era a execução dos trabalhos geodésicos e geográficos que buscavam conhecer detalhadamente o território nacional e fim de criar melhores condições para sua defesa.

Houve a entrega do Prêmio Missão Cartográfica Austríaca, constituído de uma medalha comemorativa e um diploma, concedido anualmente àqueles que se tenham destacado por sua contribuição em prol das atividades da Diretoria de Serviço Geográfico. Foram agraciados o General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, do DCT, o Subtenente Topógrafo José Ricardo da Silva, do 2º CGEO e o Subtenente Sérgio Leal Júnior, da DSG.

Encerrando a cerimônia, foi realizado o desfile da tropa, aberto pelo pelotão de ex-integrantes do Serviço Geográfico, seguido pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial. A solenidade contou com a presença de oficiais-generais da guarnição de Brasília, comandantes de unidades, adjuntos de comando e convidados.

Diretoria de Serviço Geográfico

A Diretoria de Serviço Geográfico, “Serviço Geográfico General Alípio Virgílio Di Primio” é subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia, tem sua sede no Quartel General do Exército, em Brasília. É responsável por administrar, obter e prover, no âmbito do Exército Brasileiro, as atividades relacionadas à geoinformação, elaboração de normas técnicas, capacitação de recursos humanos e gestão de materiais técnicos nas áreas de sua competência. Sob sua subordinação, existem cinco Centros de Geoinformação (CGEO): 1º CGEO, localizado em Porto Alegre; 2º CGEO, em Brasília; 3º CGEO, em Olinda (P)E, 4º CGEO, em Manaus; e 5º CGEO, no Rio de Janeiro.

Fonte: Diretoria de Serviço Geográfico