Batalhão realiza a entrega da boina e condecoração em solenidade alusiva ao dia da infantaria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 mai 2022
Crédito: Sd Luis Felipe

Palmas (TO) – No dia 27 de maio, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) - Batalhão Tocantins - realizou a solenidade alusiva ao Dia da Infantaria, em Palmas. Foi entregue a boina ao efetivo incorporado e entregue a medalha do Exército Brasileiro.

A cerimônia presidida pelo Comandante do 22º BI, Coronel Adenir Fernandes Nogueira, contou com a participação do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Tocantins, Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, autoridades civis e militares, familiares, escolas de ensino fundamental e atiradores do Tiro de Guerra (TG) 11-005, da cidade de Porto Nacional (TO).

Após a apresentação, a tropa proferiu a Oração do Infante, cantou a canção da Infantaria e foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército alusiva a data. O Comandante do 22º BI, Coronel Adenir, acompanhado do Adjunto de Comando e do Presidente da Associação dos Amigos do Batalhão Tocantins (AABTO), João Lucio Perim, infante de maior idade presente, colocou uma corbélia de flores junto ao busto do Brigadeiro Antonio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, que se encontrava guarnecido por militares uniformizados e equipados com os diversos tipos de infantaria; e a tropa prestou continência ao seu patrono.

No segundo ato do evento, os soldados do efetivo variável receberam a boina verde das mãos de suas madrinhas, padrinhos e familiares. A entrega da boina é um ato revestido de grande simbolismo, pois marca o fim da primeira fase de formação do combatente, além de representar o momento em que os novos soldados poderão circular fardados fora do quartel. Os militares que se destacaram durante o período de instrução individual básica receberam certificados e os cumprimentos do comandante.

O Comandante do Batalhão Tocantins, acompanhado do Desembargador Helvécio, possuidor da condecoração, realizou a entrega da Medalha do Exército Brasileiro ao Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) no Estado do Tocantins, Valdir Ghislene Cezar, possuidor do Diploma de Amigo do Batalhão.

Encerrando a solenidade, ocorreu o desfile da tropa a pé e motorizado e visita as instalações.

Fonte: 22º BI