Batalhão promove instrução sobre balizamento de trânsito

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 mai 2022
Crédito: Sd Wilson

Curitiba (PR) – No dia 26 de maio, o 5° Batalhão de Suprimento (5º B Sup) realizou, em cooperação com a 5ª Companhia de Polícia do Exército (5ª Cia PE) e a Superintendência de Trânsito da Cidade de Curitiba (Setran), uma jornada de instruções sobre balizamento e fechamento de vias públicas.

Em razão da missão precípua de apoio logístico às 52 Organizações Militares (OM) subordinadas à 5ª Divisão de Exército / 5ª Região Militar, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, o 5º B Sup realiza o recebimento, a armazenagem e a expedição de variados suprimentos das classes I (material de subsistência), II (material de intendência), V (armamento e munição), VIII (material de saúde) e IX (motomecanização), entregues por fornecedores em diversos tipos de veículos, de diversos tamanhos e capacidades, ou então expedidos em viaturas militares. Para isto, é necessário a coordenação e controle do trânsito, principalmente na área externa do aquartelamento, de fundamental importância para a segurança do veículo, do pessoal e do material.

A destacada localização do batalhão na área central da capital paranaense, em avenida com grande fluxo de veículos, impõe à OM a preparação e a capacitação dos militares para operar o movimentado trânsito de veículos civis e viaturas militares. Nesse sentido, na fase de instrução teórica, foram ministradas instruções sobre sinalização, fluxo e legislação de trânsito. Na etapa subsequente, os militares passaram por um ensaio interno, reforçando a padronização de gestos e a execução de avisos sonoros com o apito de trânsito. Por fim, o efetivo de instruendos foi deslocado para a frente do Batalhão, entre o cruzamento da Avenida Silva Jardim e Rua João Negrão para a prática dos ensinamentos.

As instruções foram ministradas ao Pelotão de Segurança da Sede do Batalhão, composto por um oficial, quatro sargentos e 24 cabos e soldados.

Fonte: 5º B Sup