Escola de Sargentos das Armas comemora o Dia da Infantaria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 mai 2022
Crédito: ESA e Fotocine

Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realiza, no dia 25 de maio, a formatura alusiva ao Dia da Infantaria, comemorado no dia 24 de maio, dia do nascimento de seu Patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio, Comandante da 3ª Divisão do Exército Imperial, a lendária “Divisão Encouraçada”.

A Infantaria, originária desde antes das falanges gregas e das legiões romanas, é caracterizada por uma rigorosa disciplina e organização, personificando a essência do combate terrestre. Os dois fuzis cruzados e uma granada de mão ao centro de seu brasão fazem referência às principais armas do infante e remonta à época em que um Batalhão de Infantaria era composto por duas Companhias de Infantaria e duas de Granadeiros.

Arma base, suas características principais são o fogo, o movimento e o combate aproximado, dependendo fundamentalmente do valor moral, da capacidade de liderança e do preparo profissional de seus soldados. Em sua essência, é a arma apta para o combate a pé em qualquer terreno e sob quaisquer condições meteorológicas. A Infantaria possui as especialidades: Blindada, Motorizada, Mecanizada, Leve, Aeromóvel, Montanha, Paraquedista, Polícia do Exército, Guarda, Pantanal, Caatinga e Selva.

No processo de modernização do Exército Brasileiro, a Infantaria conta com o Projeto Sistema Combatente Brasileiro (COBRA) focado em capacitar o indivíduo para atuar com letalidade seletiva e em rede, comunicando-se em tempo real, dotado de boa proteção individual a fim de manter sua capacidade operativa.

Além disso, há o Programa Estratégico GUARANI que tem por objetivo transformar as organizações militares de Infantaria Motorizada em Infantaria Mecanizada, a partir de uma nova família de viaturas blindadas sobre rodas, incrementando o seu poder de dissuasão.

O General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da ESA, cumprimentou o Coronel Roberto Wanderley Guarino Junior e o Subtenente Edézio Marcelo Rodrigues Azevedo, respectivamente, oficial e praça mais antigos da Arma de Infantaria servindo na Escola, simbolizando, nesses cumprimentos, a homenagem da Escola Sargento Max Wolf Filho a todos os integrantes da Rainha das Armas.

A formatura foi prestigiada por veteranos da Arma de Infantaria e pelo antigo aluno e eterno Comandante, General de Exército Jarbas Bueno da Costa.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas