Soldados recrutas concluem o Estágio Básico do Combatente de Selva em Cruzeiro do Sul (AC)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 mai 2022
Crédito: Sd C. Ferreira

Cruzeiro do Sul (AC) – O Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS) realizou, no período de 09 a 13 de maio, o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS), com a participação de 117 soldados recrutas do corrente ano.

O EBCS é uma atividade obrigatória para quem serve na Amazônia e visa ambientar os militares do Batalhão para o cumprimento de missões específicas em ambiente de selva. As instruções são desenvolvidas com a finalidade de estimular o espírito militar e transmitir conhecimentos básicos de sobrevivência e técnicas adequadas ao ambiente operacional de selva. Durante o estágio, os militares participaram de instruções de obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, água e fogo, construção de abrigos, ofidismo, armadilhas, transposição de curso d’água, sobrevivência, entre outras.

Na sexta-feira, dia 13 de maio, ocorreu a cerimônia de encerramento, que contou com a presença de familiares dos estagiários e demais convidados, onde puderam conferir de perto o reconhecimento pela conclusão de mais esta fase na vida dos combatentes de selva contemporâneos, por meio da entrega de certificados e brindes aos militares destaques na execução das atividades, a citar: Soldado W. Silva, do 1º Pelotão, Soldado Tiago Silva, do 2º Pelotão, Soldado Rainir, do 3º Pelotão e Soldado Aguiar, do 4º Pelotão, sendo ainda considerado destaque entre a equipe de instrução, o Segundo-Tenente Kenji, da 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva.

O Estágio Básico do Combatente de Selva marcou o fim do período da Instrução Individual Básica para os soldados do efetivo variável, habilitando-os ao combate em ambiente operacional de selva.

Fonte: C Fron Juruá / 61º BIS