Canil militar e universidade firmam parceria em medicina veterinária

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 mai 2022
Crédito: 3° Sgt Zagobinski

Palmeira (PR) – No dia 6 de maio, alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Unicesuma – Campus Curitiba –  participaram de uma visita técnica ao canil do 5º Batalhão de Suprimento, onde realizaram coleta de sangue e testes hematológicos nos animais da organização. Foram realizados hemogramas, teste para leishmaniose visceral e exame coproparasitológico de fezes.

A visita à Seção de Cães de Guerra é fruto da parceria firmada entre a universidade e a 2ª Companhia de Suprimento do 5º Batalhão de Suprimento, e foi coordenada pela professora veterinária Monique Paiva Campos, doutora em doenças infecciosas. A parceria firmada entre a companhia de suprimento e a universidade traz benefícios para ambas as instituições. Para o Exército Brasileiro, os testes e tratamentos realizados por professores e estudantes universitários contribuem diretamente para a boa saúde dos animais. Já a academia se beneficia ao prover aos alunos oportunidades para projetos de iniciação científica e para o treinamento prático tanto na coleta quanto nas análises de material.

O acordo estabelece que, sempre que houver necessidade e a juízo do médico veterinário responsável técnico pelo canil militar, pode ser solicitada, junto ao hospital veterinário da universidade, a realização de exames laboratoriais ou procedimentos de maior complexidade nos cães, incluindo cirurgias.

 

Cães de guerra

Cão de guerra é o termo utilizado para se referir a cachorros treinados especialmente para o emprego militar. Esses animais recebem treinamento para ações de combate e desenvolvem atividades que vão desde o patrulhamento e a guarda de instalações militares até o faro para a busca de drogas e explosivos.

A utilização de cães de guerra é fundamental para manter a segurança das instalações do  Batalhão de Suprimento, cuja missão é armazenar munições e armamentos da 5ª Região Militar. O canil do batalhão conta com um efetivo de 13 animais das raças pastor alemão e pastor belga de malinois, adestrados por militares capacitados e treinados nas funções obediência, faro e proteção.

Fonte: 5° Batalhão de Suprimento