Solenidade relembra vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 10 mai 2022
Crédito: CMN

Belém (PA) – O Comando Militar do Norte (CMN) realizou uma formatura alusiva ao Dia da Vitória, celebrado em 8 de maio. A data é uma reverência à bravura das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial. A solenidade ocorreu na sexta-feira, dia 6 de maio. 

O local escolhido para a cerimônia foi o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS), em Belém, onde está o recém-inaugurado monumento “Lembrai-vos da Guerra”, homenagem aos Pracinhas da Amazônia que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra.

Cabe ressaltar que no aquartelamento do 2° BIS, na época designado 26° Batalhão de Caçadores, foram mobilizados os cidadãos do Pará convocados para compor a FEB.

Com a presença de autoridades civis e militares, a solenidade foi presidida pelo Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho. O comandante destacou o sacrifício e a coragem dos combatentes.

“Hoje é dia de rememorar e homenagear todos os brasileiros que tenham participado da Segunda Guerra, para que o Brasil se fizesse presente nos campos de batalha”, afirmou o comandante da 8ª Região Militar.

O eterno integrante da FEB José Santana Baltazar abrilhantou a solenidade, recebendo as previstas honras militares. Aos 97 anos, o pracinha é símbolo de bravura e glória na defesa dos ideias de liberdade e democracia. 

Ao final da formatura, houve o desfile das tropas das guarnições de Belém.

Histórico

O dia 8 de maio de 1945 entrou para a história como o marco da vitória das Forças Aliadas contra as Forças do Eixo. Em 1943, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), formada por cerca de 25 mil jovens combatentes oriundos de diversas regiões do País. O Brasil foi o único país da América do Sul que participou diretamente dos conflitos na Europa, e a participação no teatro de operações foi fundamental para a vitória aliada.

Conheça a canção que homenageia o expedicionário, clicando aqui.

Fonte: Comando Militar do Norte