Regimento de Cavalaria muda subordinação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 abr 2022
Crédito: Cb Paris

Curitiba (PR) – A 5ª Divisão de Exército (5ª DE) passou a subordinação do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec) para a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) como mais uma estratégia operacional de defesa das fronteiras nos estados do Paraná e Santa Catarina.

A solenidade de passagem de subordinação foi realizada durante a formatura de despedida do Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade, nas instalações do Forte do Pinheirinho.

O 14º RC Mec está situado de forma estratégica no oeste catarinense e é empregado em operações de amplo espectro. A presença da tropa da Força Terrestre naquela localidade facilita o comando e o controle do efetivo nas operações de faixa de fronteira em combate ao descaminho, contrabando e tráfico de drogas.

A História do 14º começa com a criação do Corpo de Guarnição da Província de Goiás em 20 de Agosto de 1842. No dia 10 de novembro de 1917, passou-se a chamar 10° Regimento de Cavalaria e foi transferido de Santana do Livramento (RS) para Dom Pedrito (RS).

Em 23 de novembro de 1923, mudou novamente de denominação, para 14° Regimento de Cavalaria Independente. Somente no ano de 1969, recebeu a denominação de 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado com a incorporação dos carros de combate leve M3A1.

No dia 6 de dezembro de 1988, o 14º RC MEC deixou a cidade de Dom Pedrito (RS) e, desde então, está na cidade catarinense de São Miguel do Oeste.

Fonte: 5ª DE