Solenidade comemorativa aos 374 anos do Exército Brasileiro em Lima, no Peru

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 abr 2022
Crédito: ADIDEFEx do Brasil no Peru

Lima (Peru) – Em 19 de abril, na Embaixada do Brasil no Peru, foi realizada a cerimônia comemorativa relativa aos 374 anos do Exército Brasileiro. O evento foi presidido pelo Embaixador Brasileiro Sérgio França Danese e prestigiada por diversas autoridades, entre elas o Ministro da Defesa do Peru José Luis Gavidia Arrascue, e o General de Divisão David Guillermo Ojeda Parra, Chefe do Estado-Maior do Exército do Peru (EP). O evento contou ainda com a presença de oficiais-generais e militares das Forças Armadas Peruanas, militares brasileiros, integrantes do corpo diplomático, adidos e auxiliares de adidos acreditados no país, bem como autoridades/personalidades locais e convidados civis.

Na oportunidade o Adido de Defesa e do Exército do Brasil no Peru, Coronel Jeandré Magnone Ottoni, realizou a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, onde foi destacada a importância da Instituição castrense na história do Brasil como vetor de consolidação da nacionalidade brasileira e de fomento junto a Industria Nacional de Defesa.

A Aditância de Defesa e do Exército concedeu às principais autoridades e instituições presentes, como forma de materialização da integração entre ambos os Exércitos e em agradecimento ao apoio e prestígio recebidos, réplicas em miniatura do Forte Caxias. Foram ofertados aos convidados, cópias da Revista Verde Oliva comemorativa dos 350 anos de Guararapes, edição 1998, devidamente traduzida ao idioma espanhol.

Destaca-se ainda a contribuição realizada pela Biblioteca do Exército (BIBLIEx), na doação de livros renomados que ratificam o papel da Força Terrestre no âmbito da História Militar Nacional. Os exemplares foram expostos durante a realização do coquetel oferecido aos convidados, em posição de destaque.

O Embaixador Sérgio Danese condecorou dois militares brasileiros: o General de Brigada EP Victor Hugo Villasis Rojas, com a Medalha Exército Brasileiro; e o Coronel Ottoni, com a Medalha da Ordem do Mérito Militar, no grau Cavaleiro. Ao final da cerimônia, o Embaixador Brasileiro destacou a importância da data e do Exército Brasileiro no cumprimento de suas missões constitucionais e na sua participação nos principais fatos históricos inerentes ao País e à sociedade brasileira.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército do Brasil no Peru