Dia do Exército em Tocantins é marcado por doação de sangue, integração com escolas e desfile

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 abr 2022
Crédito: 22º BI

Palmas (TO) – No período de 11 a 19 de abril, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), Batalhão Tocantins, realizou diversificada programação em comemoração ao Dia do Exército no Estado do Tocantins.

Durante a semana, foram realizadas palestras alusivas ao Dia do Exército em Instituição de Ensino Superior e Escolas de Ensino Médio e Fundamental. A apresentação abordou a história, a missão, os valores, os Projetos Estratégicos e o trabalho realizado pelo Exército, com ênfase nas formas de ingresso na carreira militar.

Na terça-feira, 12, os militares do Batalhão Tocantins participaram de nova ação de doação de sangue. A equipe da área de captação de doadores permaneceu no quartel do 22º BI, com a unidade móvel do Hemocentro Coordenador de Palmas, no horário das 8h às 17h, para a coleta de doações voluntárias de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A quantidade de voluntários à doação de sangue superou a capacidade operativa da unidade móvel do hemocentro para uma jornada de trabalho.

No período de 17 a 19 de abril, o batalhão realizou uma exposição de material no Shopping Capim Dourado da capital. A exposição contemplou o material operacional conduzido na mochila militar, uniformes, equipamentos utilizados em ações militares e de apoio à Defesa Civil no combate a focos de incêndios florestais no estado, apresentação de vídeos institucionais, distribuição de material de divulgação alusivos ao Dia do Exército e formas de ingresso na Instituição.

As comemorações culminaram com uma formatura geral com todo o efetivo do batalhão, realizada no dia 19 de abril, Dia do Exército, presidida pelo Coronel Adenir Fernandes Nogueira, Comandante do 22º BI. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de professores e alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Duque de Caxias-Caroline Campelo, unidade de ensino apoiada pelo 22º BI desde o ano de 2017, quando foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Educação do Município de Palmas (SEMED) e a Associação dos Amigos do Batalhão Tocantins (AABTO) para a divulgação de valores do Exército na escola.

Durante o evento, ocorreu a entrega de “Diploma de Amigo do Batalhão” ao Procurador de Justiça do Estado do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, honraria concedida às instituições e autoridades pelos relevantes serviços prestados ao batalhão, que contribuíram decisivamente para o êxito do cumprimento da sua missão constitucional; e a entrega de medalhas e condecorações aos militares da ativa, como reconhecimento da instituição pelos serviços prestados.

Antecedendo o desfile a pé e motorizado da tropa, um pelotão de alunos da ETI Duque de Caxias-Caroline Campelo desfilou para o público presente à solenidade. A seguir, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da unidade e assistir uma exposição de material utilizado pelos soldados do Exército Brasileiro.

Fonte: 22º BI