Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos recebem sabre Sargento Max Wolf Filho

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 mar 2022
Crédito: ESA

Três Corações (MG) – Os alunos da Turma Bicentenário da Independência do Brasil do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) receberam, no dia 12 de março, o Sabre Sargento Max Wolf Filho.

A atividade iniciou com a entrada solene dos novos alunos pelo Portão Histórico da ESA, ato simbólico que, cultuando as tradições do Exército Brasileiro, rememora as diversas gerações que conquistaram a almejada graduação de Terceiro-Sargento.

Logo após, envergando o 1º uniforme escolar (gala), réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, embrião da formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro, os 581 alunos, sendo 33 do CIAvEx, receberam o sabre, símbolo do espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira.

O sabre é uma réplica da baioneta do fuzil Mauser 1908, utilizado pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 30 e Constitucionalista de 1932. Seu porte pelo aluno do CFGS simboliza a iniciativa, a coragem, a abnegação e a exemplar liderança, características essenciais ao líder de pequenas frações.

O aluno Thiago Santos Chaves, da ESA, e o aluno Douglas Alves da Rosa, do CIAvEx, receberam os seus sabres das mãos do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército André Luis Novaes Miranda, e do Comandante da 4ª Região Militar (4ª RM), General de Divisão Jorge Antonio Smicelato.

Foi realizada a passagem do estandarte histórico da ESA ao aluno Thiago Santos Chaves, do Curso de Engenharia da ESA, mais bem classificado no mérito intelectual no 1ª ano do CFGS, o qual terá a honra de conduzi-lo até a conclusão do ano letivo.

Participantes

A cerimônia foi presidida pelo chefe do DECEx. Participaram da solenidade o antigo aluno e eterno comandante da Escola, General de Exército veterano Jarbas Bueno da Costa; o Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Ricardo José Nigri; o Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago; o Comandante da Escola de Sargentos das Armas, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato; o Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva; o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antônio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, representando o Comandante da Força Aérea Brasileira; o Comandante do Centro de Instrução de Aviação do Exército, Coronel Emerson Alexandre Januário, e autoridades civis da região de Três Corações (MG). 

Fonte: ESA