Exercício verifica sistema de comunicações da Conferência dos Exército Americanos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 mar 2022
Crédito: ST Ageu Souza

Brasília (DF) – Foi realizado, nessa quinta-feira, 10, o primeiro exercício do Sistema Integrado de Comunicações e Informática da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA). A Conferência é um órgão militar internacional composto por 29 participantes, dentre exércitos de diversos países e organizações, e é presidido pelo Exército Brasileiro desde o fim de 2021. O objetivo da atividade foi testar ferramentas de comunicação para a realização das futuras reuniões entre os participantes. 

O exercício foi realizado nas instalações da Secretaria-Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos (SEPCEA), órgão executivo, coordenador e administrativo das atividades da Conferência. Na quinta-feira, testes de plataformas de videoconferência foram realizados com diversos participantes da CEA. Na próxima semana, estão previstos testes de rádio.

De acordo com o Coronel D’ávila, Secretário Executivo da CEA, a finalidade do sistema de comunicações é manter as ligações entre os participantes da conferência, seja utilizando a rede mundial de computadores, seja utilizando a rede rádio de alta frequência. “A capacidade de operar os dois sistemas irá garantir a ampliação da interação e do intercâmbio entre os nossos exércitos”, destacou. 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército