Brigada de Infantaria Leve passa por reestruturação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 mar 2022
Crédito: 11ª Bda Inf L

Campinas (SP) – Como parte do processo de reestruturação da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), o 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL) passou a integrá-la a contar de 1º de março.  Já o 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL) deixou de pertencer à 11ª Bda Inf L, passando a integrar as tropas aeromóveis.

A mudança foi definida em Portaria do Comandante do Exército publicada em fevereiro. Atualmente, o batalhão, assim como a brigada, encontra-se em processo de mecanização e, por consequência, está recebendo viaturas blindadas de transporte de pessoal Guarani.

Com o recebimento das viaturas Guarani, a 11ª Bda Inf L está implementando sua transformação para uma brigada mecanizada, readquirindo proteção blindada, potência de fogo, mobilidade e ação de choque, com o objetivo de se projetar como uma tropa expedicionária singular, com capacidade de operar em qualquer parte do território nacional e no exterior.

O 4º BIL, no passado, já fez parte da 11ª Bda Inf L, quando suas tropas eram blindadas e constituíam o 4º Batalhão de Infantaria Blindado (4º BIB), ou seja, esta reorganização marca o retorno da unidade às suas origens.

Fonte: 11ª Brigada de Infantaria Leve